Loading...

Notícia

Publicado: 12/09/2012 13:27h

Samarco celebra 35 anos entre as melhores mineradoras do País

Samarco celebra 35 anos entre as melhores mineradoras do País

A empresa completou 35 anos no dia 24 de agosto comemorando excelentes resultados em diversas áreas

No dia 24 de agosto, a Samarco completou 35 anos de atuação. Além do marco em sua trajetória, a empresa comemora os bons resultados obtidos em suas operações e o reconhecimento ao seu modelo de gestão, que busca o crescimento com diálogo e o envolvimento das comunidades onde está inserida.

Em 2011, a Samarco alcançou algumas das melhores marcas de sua história. A empresa registrou o maior faturamento bruto, R$ 7,1 bilhões, e o maior volume de embarques de produtos, 22.506 milhões de toneladas, sendo 21.655 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro e o restante de finos. Os números posicionaram a mineradora como a 4ª maior exportadora do País, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Outro resultado importante foi o aumento da segurança nas operações, uma das principais metas da empresa. No ano passado, foi registrado o menor índice de acidentes (0,49), uma referência em segurança na indústria mineral.

O número de empregos gerados nas unidades da Samarco em Minas e no Espirito Santo também vem crescendo e chegou a marca de 5.800, entre empregados próprios e contratados. O número não contabiliza as vagas abertas nas obras do Projeto Quarta Pelotização, que já se aproximam de 11 mil.

Já o Estudo de Reputação, realizado entre 2010 e 2011, com base na metodologia RepTrak? DeepDive do ReputationInstitute - organização internacional de pesquisa e assessoria em temas relacionados à reputação de empresas ? apontou como forte a Reputação da Samarco.

O estudo considera cinco faixas de classificação ? Excelente, Forte, Mediana, Fraca e Pobre ?, divididas em uma escala de 0 a 100. O diagnóstico trouxe, ainda, outros dados relevantes, que permitirão à empresa traçar objetivos nos próximos anos, com a meta de atingir o nível de excelência até 2015. Expansão

O Projeto Quarta Pelotização (P4P), iniciado em maio do ano passado, receberá investimentos da ordem de R$ 5,4 bilhões e elevará a capacidade de produção de pelotas de minério de ferro da Samarco das atuais 22,2 milhões de t/ano para 30,5 milhões de t/ ano, um aumento de 37%. O P4P contempla a construção do terceiro concentrador da companhia, com capacidade de 9,5 milhões de t/ano, na unidade de Germano (localizada entre os municípios de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais) e da quarta usina de pelotização, capaz de produzir 8,25 milhões de t/ano, na unidade de Ponta Ubu (localizada em Anchieta, no Espírito Santo).

O P4P inclui também o terceiro mineroduto da Samarco, que está sendo construído paralelamente aos outros dois já existentes. Com 400 quilômetros de extensão, passará por 25 municípios mineiros e capixabas e terá capacidade para transportar 20 milhões de t/ano. Já o Terminal Portuário de Ubu, que possui capacidade atual de escoar 23 milhões de t/ano, sofrerá adaptações que aumentarão a sua capacidade de movimentação de carga para 33 milhões de t/ ano, absorvendo todo o escoamento da produção. A expectativa é de que as obras sejam finalizadas em janeiro de 2014.

Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras