Loading...

Notícia

Publicado: 11/10/2019 12:38h

Renova inicia construção de ensecadeira no Rio Pequeno, em Linhares

Renova inicia construção de ensecadeira no Rio Pequeno, em Linhares
Análises de estabilidade apontaram riscos estruturais no barramento, entre o rio Pequeno e a lagoa Juparanã; obras da primeira etapa do descomissionamento já começaram

A primeira de duas etapas das obras de descomissionamento do barramento do rio Pequeno, em Linhares, começou. Iniciada no dia 26 de setembro, está sendo construída a base para a instalação de uma ensecadeira na parte jusante (abaixo) do atual barramento. A duração prevista total é de 32 dias.

A ensecadeira é uma estrutura provisória para impedir o contato das águas do rio Doce com a lagoa Juparanã. Caso seja necessário, a ensecadeira será alteada (elevada).

Análises de estabilidade apontaram riscos estruturais no barramento entre o rio Pequeno e a lagoa Juparanã, que foi construído  de forma emergencial logo após o rompimento da barragem de Fundão, cumprindo uma decisão liminar de 2015. Apesar de temporário, o barramento permaneceu instalado, por força de uma sentença proferida pelo Juiz de Linhares, à época competente para o julgamento da ação

A Fundação Renova informa que, das 33 famílias que residiam na avenida Beira-Rio em março deste ano, 4 permanecem em suas casas e 29 estão em moradias provisórias.

O barramento de Linhares é monitorado diariamente, seguindo procedimentos de segurança e contingência. Além dos monitoramentos hidrométricos, realizados na região e em sete pontos da bacia do rio São José e na lagoa Juparanã, é realizado um checklist diário da estrutura do barramento e o monitoramento complementar a laser.

A atuação da Fundação Renova para garantir a segurança do barramento e das famílias em seu entorno é realizada por profissionais das áreas de Infraestrutura, Engenharia, Diálogo, Saúde, Proteção Social, Meio Ambiente, Segurança e Contingência.

Fonte: Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras