Loading...

Notícia

Publicado: 11/10/2012 13:55h

Projetos da Samarco contribuem para a preservação ambiental

Projetos da Samarco contribuem para a preservação ambiental

Em parceria com associação de catadores de materiais recicláveis, iniciativas visam reaproveitar resíduos sólidos domésticos e lixo eletrônico da unidade de Ubu

Com o objetivo de contribuir para a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico da região de Guarapari, a Samarco implantou dois projetos em parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guarapari (Asscamarg). A companhia está destinando resíduos sólidos domésticos (papel, papelão, plástico e embalagens cartonadas), gerados na unidade de Ubu, para a reciclagem. Além disso, realiza a coleta de lixo eletrônico, que é reaproveitado em cursos de montagem de computadores e de informática oferecidos aos associados da Asscamarg e aos alunos de escolas públicas.

O objetivo do projeto de doação de resíduos sólidos é incentivar o reaproveitamento do material reciclável e colaborar para a solução do problema do lixo. ?A ação é baseada em dois importantes pilares: sustentabilidade e inclusão social. A iniciativa permite a reutilização de materiais domésticos e a redução do volume de resíduos no meio ambiente?, diz a analista de Gestão de Resíduos da Gerência de Infraestrutura da Samarco, Carolina do Valle Vettoraci.

Comprometida não apenas com o cumprimento das normas ambientais, mas também com o exercício de práticas exemplares de sustentabilidade, a Samarco já realiza a coleta seletiva de resíduos em todas as suas unidades. A Asscamarg, por sua vez, oferece estrutura adequada para separação e enfardamento dos resíduos domésticos e foi escolhida e homologada pela Gerência de Meio Ambiente da companhia. A parceria possibilita o reaproveitamento de 11 toneladas de papéis, plásticos, papelão e outros tipos de resíduos da unidade de Ubu, mensalmente.

O projeto do lixo eletrônico conta com o patrocínio da Samarco, como parte da Política de Investimento Institucional e Social (PIIS). A PIIS prevê investimentos em projetos sociais desenvolvidos em comunidades do entorno das unidades industriais e dos minerodutos da companhia, no Espírito Santo e em Minas Gerais. Os projetos são escolhidos e aprovados por meio de edital, lançado anualmente.

O lixo eletrônico (computadores e peças) coletado em Ubu é reutilizado em cursos de montagem de computadores, na sede da Asscamarg. Depois de montados, os aparelhos são utilizados para cursos de informática básica, oferecidos aos associados, aos estudantes de escolas públicas e também à comunidade.

?A parceria com a Asscarmag é um exemplo do envolvimento da Samarco visando o desenvolvimento sustentável e a transformação positiva na vida das pessoas. É uma iniciativa que proporciona um ganho ambiental relevante, conscientizando a população local e gerando uma fonte de renda extra, e qualificação para as pessoas que trabalham com a reciclagem?, explica o analista de Desenvolvimento Social da Samarco, Gustavo Coutinho Dias.

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras