Loading...

Notícia

Publicado: 17/02/2020 00:00h

Projeto Vem Ver Tradições Quilombolas da Fundação Renova promove cultura e enaltece raízes em Linhares

Projeto Vem Ver Tradições Quilombolas da Fundação Renova promove cultura e enaltece raízes em Linhares

O evento uniu diferentes gerações na Comunidade Remanescente de Quilombo do Degredo

Com a proposta de levantar questões culturais e ambientais, promover a cultura e resgatar tradições, nos dias 7 e 9 de fevereiro aconteceu o projeto Vem Ver Tradições Quilombolas, na Comunidade Remanescente de Quilombo do Degredo, em Linhares. 

Os moradores da comunidade se reuniram para relembrar as suas raízes nesse evento que foi promovido pela Fundação Renova em parceria com a Associação de Quilombolas de Degredo. 

Jovens e crianças participaram de oficinas de pintura e educação ambiental, além de brincadeiras lúdicas, rodas de conversa e campeonatos de futebol. Todas as atividades foram planejadas com o objetivo de integrar diferentes gerações, para estreitar laços que estavam sendo perdidos devido às mudanças no estilo de vida com o rompimento da barragem de Fundão.

O presidente da Associação de Quilombolas de Degredo, José Leite Costa, avalia que estes momentos são importantes para a continuidade das tradições. “O que eu vi e o legado que o meu avô me deixou, eu quero passar para a comunidade. Isso aqui é para eles crescerem conhecendo o que a gente fez no passado e o que a gente faz hoje através da tradição”, enfatizou.

Uma das lideranças da comunidade, Mônica Silva de Jesus Pazinatto, se disse emocionada com o projeto. “É um momento mágico. Eu estou apaixonada. Esse evento foi um pedido da Comissão Quilombola e a Fundação Renova se dispôs a estar ajudando. Está sendo muito importante esse resgate cultural, ouvir as histórias, a emoção das pessoas… Isso é muito importante para que as crianças não se percam nesse mundo, porque quando a gente esquece as nossas raízes a gente não sabe mais de onde veio. Foi perfeito ver as crianças interagindo com os idosos”, destacou.


Fonte: Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras