Loading...

Notícia

Publicado: 11/02/2014 18:54h

Programa da Samarco leva educação ambiental a escolas públicas capixabas

Programa da Samarco leva educação ambiental a escolas públicas capixabas

Ao longo de 2013, alunos de escolas públicas das comunidades do Espírito Santo e de Minas Gerais, próximas à Samarco, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o meio ambiente. Eles participaram das atividades do Programa de Educação Ambiental, PEA Escola, desenvolvido desde 2008 pela empresa. No Espírito Santo, 184 professores e cerca de 1950 alunos foram beneficiados pela iniciativa em 17 escolas de Anchieta, Guarapari e Muniz Freire.

Em sua quinta edição, o PEA trouxe novidades, como o Cidadão Ambiental, voltado para alunos do 7° ao 9° ano, que estimula os estudantes a desenvolverem projetos a partir da observação de demandas da comunidade. Ao final dos trabalhos, as atividades foram apresentadas nas escolas aos moradores e representantes do poder público, por meio de palestras, números de teatro, danças, paródias e mostras das ações realizadas durante o ano.

Outra novidade foi a realização de encontros pedagógicos com professores, diretores das escolas e secretários municipais de educação e meio ambiente para discutir a condução do programa. Além disso, o Baú ECOnhecimento, foi reformulado. Os sete baús que funcionam como uma biblioteca itinerante, circulando pelas escolas com livros, CDs, DVDs, jogos e fantasias com temática ambiental, ficaram mais leves e atraentes e agora passam mais tempo nas instituições contempladas pelo projeto.

“Toda a escola participou do projeto do Baú do ECOnhecimento. Os professores exploraram os livros, os filmes e as fantasias. As crianças ficaram empolgadas e realizaram atividades como ilustrações, teatro, entre outras. O material foi enriquecedor para os trabalhos e o resultado para nós foi excelente, em todas as séries do ensino fundamental”, afirma a pedagoga Dinalva Correia Gastaldi, da escola Municipal de Parati, em Anchieta.

O projeto está confirmado para 2014 e mais ações inéditas estão previstas. A Samarco planeja ainda ampliar o número de escolas participantes e a criação de uma plataforma virtual que servirá para divulgar os trabalhos desenvolvidos em cada lugar e a troca de informações e ideias em educação ambiental.

Fonte: RP1 Comunicação

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras