Loading...

Notícia

Publicado: 06/07/2017 14:17h

Professores da região da bacia do Rio Doce participam do Projeto Douradinho

Professores da região da bacia do Rio Doce participam do Projeto Douradinho

O objetivo das capacitações foi promover o engajamento e preparar os profissionais a desenvolverem ações de educação ambiental nas escolas

Uma nova fase do Projeto Douradinho acaba de ser concluída: professores de Governador Valadares, Ipatinga, Mariana, Rio Doce, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado, em Minas Gerais, e Colatina, no Espírito Santo, finalizaram as capacitações para desenvolverem as ações do projeto nas escolas em que atuam.

Os encontros foram conduzidos pelo administrador Eduardo Rocha e pelo biólogo Ricardo Abrahão, fundadores do Instituto Pelo Bem do Planeta, responsável pelo Projeto Douradinho na bacia do Rio Doce. O objetivo das capacitações é sensibilizar e fortalecer a comunidade escolar para aplicação do Projeto Douradinho e para o uso de suas ferramentas.

Nos dias 13 e 14 de junho, professores de Ipatinga (MG) e Colatina (ES) participaram das capacitações. Em Ipatinga estiveram presentes cerca de 75 educadoras, que, por duas horas, compartilharam relatos profundos de experiência com a natureza local e preocupações com o consumo consciente.

Já em Colatina, na Faculdade Castelo Branco, 80 educadores de diferentes segmentos e unidades escolares demonstraram muito interesse na segunda etapa do projeto, a Gincana Play The Call, e suas ações de impacto real. “As vivências desta semana foram profundas, de grande aprendizado. É o início de um longo processo de formação de coletivos e agentes transformadores de suas comunidades”, diz Eduardo Rocha.

Entre os dias 19 e 23 de junho foram realizados sete encontros em outros municípios, com as redes municipal e estadual de educação, com a presença de 44 educadores em Governador Valadares, 60 em Mariana, 9 em Rio Doce, 14 em Barra Longa e 10 Santa Cruz do Escalvado. Durante as capacitações em Valadares, os professores elogiaram a flexibilidade do projeto, que se adequa ao tempo e à agenda escolar.

“Valorizamos muito esses momentos de encontro com as Educadoras, porque o que nós do Projeto Douradinho acreditamos é em fortalecê-las para que elas sejam as grandes mobilizadoras e incentivadora das transformações através das crianças na realização das atividades do projeto ”, comenta Ricardo Abrahão.

HISTÓRICO DA PARCERIA

trabalho vem sendo desenvolvido desde março na região e faz parte de uma parceria entre a Fundação Renova e o Instituto Pelo Bem do Planeta. “A parceria com a Fundação Renova está ajudando o Projeto Douradinho a crescer na região do Rio Doce, proporcionando a distribuição de 4 mil livros ‘Amiga Lata, Amigo Rio’ impressos e as formações de educadores, que estão acontecendo esta semana”, afirma Ricardo Abrahão, fundador do Instituto Pelo Bem do Planeta.

 Foto: Projeto Douradinho / Capacitação de professores do Projeto Douradinho foi concluída em sete municípios.


Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras