Loading...

Notícia

Publicado: 02/08/2021 13:21h

Praça Gomes Freire recebe melhorias e é entregue à população de Mariana

Praça Gomes Freire recebe melhorias e é entregue à população de Mariana
Requalificação do local tem como proposta aumentar o potencial turístico e socioeconômico da região

A praça Gomes Freire, em Mariana, Minas Gerais, está aberta à visitação, após as obras de requalificação e audiência de conciliação realizada no dia 13 de julho. Conhecido como Jardim, o espaço passou por intervenções respeitando o valor histórico, simbólico e afetivo. O cartão postal do município agora conta com melhorias de acessibilidade, iluminação e paisagismo. As obras cumprem uma medida compensatória e fazem parte dos compromissos firmados pela Fundação Renova para aumentar o potencial turístico e socioeconômico da região.

Agora são nove bancos a mais, totalizando 49, e dois bancos lineares na área próxima à rua Dom Viçoso. O espaço dos lagos está com acesso liberado e, para garantir a segurança dos visitantes, os postes de luz foram substituídos e ganharam reforço de mais seis unidades, atendendo às normas atuais de luminosidade para locais públicos. Além disso, foram instaladas a iluminação do piso e luminárias focadas no coreto, busto e bebedouro.

Um plantio de espécies de valor simbólico para a população também foi realizado. As árvores diagnosticadas doentes passaram por poda de limpeza e substituição autorizada com o objetivo de melhorar a percepção do patrimônio histórico. O chafariz anterior está sob os cuidados do poder executivo municipal e foi substituído por jatos d’água com aprovação da Prefeitura Municipal de Mariana e do Iphan.

A participação popular, por meio de consultas públicas, audiências e visitas, foi prioridade em todas as etapas. O coreto ganhou as cores azul e branco, escolhidas em votação, e o busto de Gomes Freire agora fica próximo à Casa do Arcebispo de Mariana, liberando a parte central da praça para a socialização dos visitantes.

Para Ligia Pereira, coordenadora de Relações Institucionais em Mariana da Fundação Renova, a praça guarda muitas histórias, referências culturais e históricas do município. “O local dá vida à cidade, e a Fundação Renova agradece a oportunidade de poder contribuir com esse equipamento público tão importante para a cidade. Esperamos que, neste período de pandemia, possamos usufruir desse espaço com segurança”, afirma.

As intervenções realizadas foram acompanhadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o atendimento às recomendações da Prefeitura de Mariana. Com o espaço entregue à prefeitura, a Fundação Renova fica responsável pela manutenção do paisagismo durante um ano. A segurança pública permanece sob responsabilidade do município.

As intervenções foram finalizadas em dezembro de 2020. As atividades, iniciadas em março de 2020, precisaram ser paralisadas durante um período devido à pandemia, e foram retomadas respeitando os procedimentos de segurança e isolamento diante da Covid-19. No início deste ano, com a desmobilização da empresa responsável por executar as obras, as tratativas para a entrega da praça ao município continuaram em curso.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras