Loading...

Notícia

Publicado: 06/10/2018 15:56h

Pescadores de Povoação recebem treinamento sobre técnicas de aquaponia

Pescadores de Povoação recebem treinamento sobre técnicas de aquaponia

O objetivo do projeto é capacitá-los para que tenham uma nova fonte de renda na região

Pescadores de Povoação, distrito de Linhares (ES), participaram de uma capacitação para a implantação do projeto de aquaponia na comunidade, que deve ser iniciado em 2019. O objetivo é proporcionar aos participantes uma fonte de renda complementar.

A aquaponia consiste em um sistema fechado de criação de peixes e cultivo de hortaliças. A água dos tanques, com a presença de dejetos e resíduos dos peixes, passa pelos filtros naturais das hortaliças, que absorvem os nutrientes presentes na água, limpando-a e devolvendo-a aos tanques.

A consultoria responsável pela capacitação apresentou, também, o projeto desenhado para a comunidade local. Inicialmente, 15 famílias participarão da implantação do projeto, que prevê a criação de tilápias em seis tanques de 11,5 m de diâmetro cada, com capacidade para a produção de até 80 kg de peixe por metro quadrado. O projeto contará com a assistência técnica da Fundação Renova durante pelo menos dois anos, como estabelecido pelo Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC).

No primeiro encontro da capacitação, os pescadores receberam informações sobre o funcionamento dos sistemas de oxigenação da água, os materiais necessários para a aquaponia, as espécies de peixes e os desafios durante a criação, além de boas práticas para uma produção bem-sucedida. Durante o desenvolvimento do projeto, outros treinamentos serão aplicados para falar sobre produção e gestão, entre outros temas relevantes.


Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras