Notícias - Samarco

Publicado 27/04/2021

Mil jovens se inscreveram para o curso de Formação de Lideranças na Bacia do Rio Doce

Mil jovens se inscreveram para o curso de Formação de Lideranças na Bacia do Rio Doce
Parceria com cinco instituições que terão projetos subsidiados; aulas são oferecidas no formato on-line

Cerca de mil jovens moradores da bacia do rio Doce se inscreveram para o curso on-line de formação de lideranças jovens em localidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). A plataforma de ensino a distância (EAD) foi lançada em março de 2021 pela Fundação Renova. As aulas são feitas no formato digital devido ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

O curso tem previsão de duração até o fim de julho de 2021. Depois, o programa entrará na etapa de elaboração de projetos com os jovens para promover a transformação e o engajamento na reparação da bacia do rio Doce. Os projetos selecionados terão subsídio financeiro garantidos pela Fundação Renova. As ações são voltadas à revitalização ambiental, social, econômica e cultural dos municípios atingidos.

As aulas podem ser acessadas por múltiplos dispositivos: desktop, notebook, celulares Android e iOS, tablets e smartTVs. Os alunos inscritos nos projetos em 41 municípios atingidos participam de atividades de diversos formatos, tanto streaming (transmissão em tempo real) como aulas pré-gravadas. Os conteúdos são transmitidos por meio de quizzes (jogos de perguntas), fóruns ou e-books, por exemplo.

A iniciativa da Fundação Renova tem parceria com cinco instituições: Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (Amefa); Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD); Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA); Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds); e Lumiar Ambiental.

As instituições foram divididas em cinco áreas ao longo da bacia do rio Doce, em Minas Gerais e Espírito Santo, e cada uma delas elaborou uma proposta para atuação dos jovens, respeitando os objetivos de envolvimento e engajamento com a revitalização local e regional dos territórios. Elas já promoveram as etapas de mapeamento/diagnóstico/marco zero, integração, mobilização e acolhimento dos jovens.

Por ter sido a última organização a ter as inscrições encerradas, a Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas ainda está na fase do processo seletivo, no baixo rio Doce (Resplendor, Itueta e Aimorés, em Minas Gerais; e Baixo Guandu, Colatina e Marilândia, no Espírito Santo). O curso começou com conteúdo comum para as cinco áreas, incluindo aspectos históricos, socioeconômicos e socioambientais relacionados à bacia do rio Doce. Após essa etapa, cada instituição vai trabalhar com metodologia conceitual própria, proposta no plano de trabalho inicial apresentado e aprovado no edital.

O Projeto Formação de Lideranças Jovens é uma ação compensatória e faz parte do Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce, atendendo ao Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC).


Fonte: Assessoria de Imprensa - Fundação Renova