Notícias - Samarco

Publicado 19/03/2019

Livro que aborda tragédia de mariana será doado a crianças da região

Livro que aborda tragédia de mariana será doado a crianças da região
Cento e cinquenta crianças diretamente afetadas pelo rompimento da barragem da Samarco em 2015, em Mariana, receberão, gratuitamente, no próximo dia 23 de março, o livro O João-de-barro e o mar de lama, de Grazi Reis, publicado pela Páginas Editora em 2018. A obra aborda a tragédia que atingiu as comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, e os estudantes dessas escolas é que receberão o livro autografado.  A ação será realizada por meio do Clube do Livro Infantil Solidário (Clis), desenvolvido pela Páginas Editora, das 9h às 11h, no espaço Casa Jardim.
 
Na ocasião, haverá contação de histórias com a contadora e escritora Vanessa Corrêa. Todas as crianças receberão o livro gratuitamente e, na sequência, haverá lançamento da obra para moradores de Mariana que se interessarem em adquiri-la. “É com muito carinho que promovemos este Clis com a doação às crianças de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. Elas são vítimas dessa tragédia do mar de lama... É a história delas. O livro deve ser um presente, para que recebam a mensagem do ‘Jão’ sobre o perigo das barragens e para que possam sempre buscar ‘voar mais alto’”, diz Grazi Reis.
 
No livro, a autora, que é também jornalista, narra o acontecimento da tragédia de Mariana pelo ponto de vista de um joão-de-barro preocupado em construir um novo lar. As ilustrações, feitas pelo renomado artista Quinho, expressam, de forma impactante, a imagem da destruição causada pelo mar de lama. Para isso, ele utiliza vários recursos, entre eles, o reforço no tom marrom, que cobre toda a capa da obra.
 
Essa próxima edição do Clis é ainda mais especial pelo fato de a obra trabalhada ser exatamente sobre um tema ligado ao público que será contemplado. E mais: cumpre o papel de conscientizar as pessoas e ajudá-las a não deixar que o acontecimento caia no esquecimento. A ação será realizada em um espaço que pertence à Fundação Renova, criada para tentar mitigar os efeitos do rompimento dessa barragem. 
 
O Clis é um projeto social que se sustenta a partir de assinaturas do clube. As contribuições de madrinhas e padrinhos literários permitem à editora levar a crianças de escolas públicas, abrigos e creches, doações de livros novos, sempre com a presença do escritor (a) e de um contador de história.
 
Como o número de crianças atendidas pelo Clis de março supera, em muito, o número de atendidos mensalmente pelo Clube (em torno de 25), está sendo solicitada doação pontual de R$ 20,00 para ajudar a cobrir os custos. Elas podem ser feitas no site www.paginaseditora.com.br. Quem quiser saber mais ou assinar o Clube o Livro Infantil Solidário pode acessar o link https://www.clis.com.br. 
 
Serviço
Clube do Livro Infantil Solidário em Mariana
Data: 23 de março de 2019
Horário: de 9h às 11h
Lançamento (aberto ao público): de 11h às 13h
Local: espaço Casa Jardim, em Mariana
Informações: Páginas Editora (31) 3412-5669


Fonte: Fundação Renova