Loading...

Notícia

Publicado: 13/10/2013 17:33h

Junior Achievement forma mais de 550 Miniempresários Capixabas

Junior Achievement forma mais de 550 Miniempresários Capixabas

Evento reuniu jovens estudantes que completaram o Programa Miniempresas,

uma iniciativa mundial da ONG que tem apoio da Samarco

 

Depois de seis meses de muito empenho e trabalho, mais de 550 jovens Miniempresários, que participaram do Programa Miniempresas 2013 da Junior Achievement do Espírito Santo (JAES), receberam o diploma de conclusão do curso.  O evento de formatura foi realizado na última quarta-feira (18/09), às 19h30, no Centro de Convenções de Vila Velha. Esta é a 15ª edição do Programa, realizado em parceria entre a instituição e empresas apoiadoras.

A Samarco é uma das empresas mantenedoras da ONG e apoia duas iniciativas: a miniempresa EntreLaços, que reúne 30 alunos da Escola Normal de Guarapari e produz prendedores de cabelo com tecido e plástico reciclado de garrafas PET; e a Soninho Bom, com outros 30 alunos do Colégio Coronel Gomes, de Anchieta, que fabrica almofadas de pescoço para viagem.

“Quando me inscrevi para participar do Programa, eu pensava que se tratava de algo muito simples, mas depois vi que tudo era muito organizado e profundo. Foram seis meses de aulas, palestras e jornadas de planejamento e de produção com envolvimento dos alunos e dos voluntários. Além de aprender sobre negócios, tivemos que aprender também a conviver em grupo, respeitando as diferenças das pessoas. Vou levar esses ensinamentos para a vida e, no futuro, se eu quiser ser uma empreendedora, isso tudo vai me ajudar muito”, comentou a miniempresária Jacqueline Monfradini da Silva, estudante de 16 anos, que na noite de formatura recebeu o reconhecimento como melhor vendedora da EntreLaços.

O Programa Miniempresa é uma iniciativa de âmbito mundial, dedicada a formar jovens empreendedores em diferentes países onde a Junior Achievement atua. No Espírito Santo, conta com a participação de estudantes do ensino médio de vários municípios. Durante o programa, eles fundaram 22 miniempresas experimentais e frequentaram aulas em horários complementares ao turno escolar. Os alunos também tiveram a oportunidade de viver experiências de gerenciamento de negócios. Além das aulas teóricas sobre administração, e planejamento, os miniempresários conheceram, de forma prática, diferentes áreas como recursos humanos, marketing, finanças, produção e vendas, atuando em diferentes frentes de trabalho nos seus empreendimentos.

 

 

 

Ação voluntária em educação para negócios

O Programa Miniempresa é mais uma das iniciativas de voluntariado apoiadas pela Samarco, que é uma de suas mantenedoras e incentiva seus empregados a atuarem como monitores voluntários, ministrando aulas para os jovens miniempresários participantes. A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios em todo o mundo. Criada nos Estados Unidos, em 1919, é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. O objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Atualmente, mais de 123 países aplicam seus programas, que beneficiam 7 milhões de jovens ao ano.

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras