Loading...

Notícia

Publicado: 09/09/2021 14:31h

Implantação de hortas e pomares fortalecem a agricultura sustentável em municípios mineiros

Implantação de hortas e pomares fortalecem a agricultura sustentável em municípios mineiros
Em Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Ponte Nova, 63 famílias já foram contempladas

Para fortalecer a agricultura sustentável em localidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão (MG), hortas e pomares estão sendo implantados em propriedades rurais. Até o momento, 63 famílias foram contempladas com, pelo menos, uma das 109 estruturas finalizadas, sendo 49 hortas e 60 pomares nos municípios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Ponte Nova, em Minas Gerais. 

A ação, realizada em parceria entre a Fundação Renova e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), conta com a participação e contribuição dos produtores para indicar o formato e tamanho das estruturas, local de instalação dentro da propriedade e os tipos de espécies vegetais desejadas. No fim de julho, duas propriedades rurais de Barra Longa receberam as primeiras hortas agroecológicas circulares. Essas estruturas possuem formato que possibilita mais aproveitamento da luz, da água na irrigação e dos espaços da terra para diversificação do plantio.

De acordo com o especialista em Uso Sustentável da Terra da Fundação Renova, Gabriel Kruschewsky, a expectativa é que as hortas circulares sejam modelos para a sociedade e que os agricultores contemplados sejam multiplicadores. “Nosso interesse consiste na diversificação produtiva e na conformação de agroecossistemas sustentáveis, que permitirão maior agregação de valor e, consequentemente, incremento da renda dos agricultores. Tudo isso constitui um elemento importante para a estratégia de desenvolvimento rural nos municípios atingidos e na retomada das atividades agropecuárias”, diz o especialista.

Com a iniciativa, os produtores e suas famílias ganham em economia financeira e em qualidade de vida, trabalhando a saúde do corpo, por meio do consumo de alimentos saudáveis e naturais e com o manuseio de plantas. Segundo Paolo Lages Sequenzia, coordenador da ação e analista de Uso Sustentável da Terra, após a instalação, fica a cargo das famílias conduzirem a horta e/ou pomar. “Em qualquer escolha, a Fundação Renova continua fornecendo o apoio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), por meio de informações técnicas para a potencialização da produção, além da disponibilização de kits com sementes e ferramentas para que os produtores rurais tenham condições de dar continuidade ao trabalho”, afirma.

Pasea

A iniciativa é uma das ações voltadas para os produtores rurais que aceitaram o Plano de Adequação Socioeconômica e Ambiental (Pasea) da Fundação Renova e que são feitas de acordo com as características de cada propriedade. Desenvolvido em conjunto com os produtores rurais do Alto Rio Doce, o plano propõe melhorias na produção e na integração entre o meio ambiente e o meio rural. Além disso, abrange a reestruturação produtiva, hortas, pomares, infraestruturas rurais, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e restauração florestal das Áreas de Preservação Permanente (APPs). 

O Pasea prevê a execução de 133 estruturas de hortas e pomares convencionais ainda em 2021. Somadas, essas estruturas vão contemplar cerca de 80 famílias de produtores rurais do Alto Rio Doce. A proposta é que outros municípios mineiros localizados na bacia do rio Doce também sejam contemplados.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras