Notícias - Samarco

Publicado 28/02/2018

Fundação Renova reforça ações de contratação de fornecedores dos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão

Fundação Renova reforça ações de contratação de fornecedores dos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão

Um dos principais compromissos da Fundação Renova é recuperar, em curto prazo, a economia dos municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Para potencializar o número de contratação de fornecedores e movimentar os negócios locais, a entidade vai realizar plantões para cadastro de empresas, toda quinta-feira, em Governador Valadares (MG) e Colatina (ES), com início em 1º de março. Colaboradores da Renova estarão disponíveis em cada escritório para receber as empresas. Até então, os cadastros eram realizados por meio do site www.fundacaorenova.org/fornecedores. Em Mariana e Barra Longa (MG), as ações tiveram início no último dia 22.

Para se cadastrar durante o evento, batizado como Dia do Fornecedor, o representante da empresa deverá portar contrato social, cartão de CNPJ, inscrição estadual e municipal e dados bancários.

A iniciativa pretende aproximar a Renova de empresas locais, solucionar eventuais dúvidas sobre o processo de contratação e aumentar a base de dados de fornecedores. A política de contratação local da Renova nasceu de um compromisso firmado no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC), abordando a temática de recuperação da economia dos municípios atingidos.
 
Os processos de contratação da Renova são prioritariamente concorrenciais, ou seja, uma lista de empresas é selecionada, dando preferência aos 39 municípios impactados. Durante o processo, os fornecedores são avaliados nos quesitos capacidade técnica, capacidade financeira, saúde e segurança, proposta comercial e compliance.

“É importante destacar que a Fundação Renova trabalha para que o processo de compras e contratações de produtos e serviços ocorra com transparência e ética, de forma a permitir entrega de qualidade, rigor técnico na escolha dos fornecedores e melhores condições de negociação”, afirma a gerente da Cadeia de Suprimentos da Fundação Renova, Débora Michelassi.

Fomento e diversificação da economia

Desde o início de suas atividades, a Fundação Renova trabalha no fomento da economia das regiões impactadas. São três frentes que norteiam as ações: desenvolvimento de mecanismos de estímulo das cadeias produtivas locais, restituição da capacidade produtiva de micro e pequenos negócios e a promoção da diversificação econômica dos municípios dependentes da mineração.

Para cumprir as metas, a instituição mantém contato direto com as associações comerciais dentro dos municípios para mapear os fornecedores. Também foram firmadas parcerias para auxiliar a Renova nesse desafio. Os convênios com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e o Sebrae, por exemplo, devem qualificar 3.500 pessoas em toda a região impactada, até 2020.

A Renova também busca auxiliar o empresariado local oferecendo linhas de créditos diferenciadas para alavancar os negócios com fomento de capital de giro, como o fundo Desenvolve Rio Doce, lançado em 2017. São R$ 40 milhões voltados para micro e pequenas empresas, com juros e análise de risco diferenciados.
 
Outro destaque é o investimento de R$ 1,1 milhão em pequenas empresas e startups de todo o Brasil para desenvolver e implementar projetos de reparação, uma parceria com o Senai. “A conexão entre empreendedorismo, tecnologia e sustentabilidade é essencial em um cenário que demanda, constantemente, geração e aplicação de novos conhecimentos e técnicas”, afirma Paulo Rocha, líder de Inovação e Economia da Renova.

Dia do Fornecedor - todas as quintas-feiras

Colatina (ES)
Rua Michel Dalla, 66, sala 204 – Centro, das 14h às 17h
 
Governador Valadares (MG)
Rua Sete de Setembro, 2716, sala 1004 – Centro, das 14h às 17h
 
Mariana (MG)
Rua Antônio Pacheco, 601 – São Pedro, das 14h às 17h
 
Barra Longa (MG)
Avenida Pedro José Pimenta, 33 – Centro, das 13h às 16h



Fonte: Fundação Renova