Loading...

Notícia

Publicado: 17/04/2020 00:00h

Fundação Renova: Obras do CAPSij de Mariana são retomadas como ação de combate ao Coronavírus

Fundação Renova: Obras do CAPSij de Mariana são retomadas como ação de combate ao Coronavírus

Retorno das reformas é parte de um compromisso firmado com a Prefeitura Municipal de Mariana, em caráter de emergência, para conter o Covid-19

A Fundação Renova retomou as intervenções de reforma e ampliação do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij) de Mariana, localizado no centro histórico da cidade. A decisão faz parte de um acordo firmado com a Prefeitura Municipal de Mariana a fim de reforçar o sistema público de saúde, em caráter de urgência, nas ações relacionadas ao combate da Covid-19. A forma de uso do espaço como ponto de atendimento para população ficará a critério do município.

A obras estavam paralisadas desde o último dia 20 de março. A suspensão seguiu as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde de prevenção e segurança frente à pandemia. Esta é a única obra a ser retomada. Todas as demais, como os reassentamentos, continuam paralisadas.

Colaboradores locais começaram a ser remobilizados já no dia 25 de março sob rigoroso controle de segurança para prevenção do Covid-19. As obras estão 95% concluídas. A previsão é que sejam entregues dentro de 30 dias a partir da retomada das atividades.

De acordo com Moyzes Rosgrin, gerente executivo de Grandes Obras da Fundação Renova, os 300 metros quadrados de área construída irão abrigar novas salas de atendimento, um centro de enfermagem e acolhimento e área de oficina de trabalho das equipes de saúde.

O projeto original do CAPSij prevê atenção à saúde mental da população atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, a ser realizado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos clínicos, psiquiatra, assistentes sociais, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais, sociólogo e arteterapeuta.

Para o processo de seleção e contratação dos profissionais que devem atuar na atenção à saúde mental, a Fundação Renova disponibilizou recursos para o município. A gestão do novo centro ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde.


Fonte: Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras