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Publicado: 12/12/2017 22:20h

Fundação Renova inicia campanha de cadastro de atingidos

Fundação Renova inicia campanha de cadastro de atingidos

A estimativa é chegar a cerca de 8 mil novos pedidos até o dia 31 de dezembro

Para finalizar o levantamento de informações sobre perdas diretas de bens materiais e de prejuízos em atividades econômicas dos danos gerados pela ruptura da barragem de Fundão, a Fundação Renova realiza a terceira e última campanha do Cadastro Integrado. A estimativa é chegar a aproximadamente 8 mil novas solicitações de cadastros que, após atendidas, vão somar ao total de todo processo de cadastramento cerca de 30 mil cadastros.

Para todos que solicitaram o cadastro, a Renova entrará novamente em contato até 31 de janeiro de 2018.

Para se inscrever, o manifestante deve acionar o cadastramento nos canais de relacionamento da Renova. O contato pode ser feito pelo telefone 0800 031 2303 ou nos Centros de Informação e Atendimento localizados ao longo da área de abrangência da Fundação Renova.

Devem passar pelo  cadastro pessoas que tiveram danos diretos em bens materiais ou em atividades econômicas; perda, por morte ou por desaparecimento, de familiares com graus de parentesco diversos ou de pessoas com as quais coabitavam e/ou mantinham relação de dependência econômica; perda de fontes de renda, de trabalho ou de subsistência das quais há dependência econômica, em virtude da ruptura do vínculo com áreas atingidas; perda comprovada de áreas de exercício da atividade pesqueira e dos recursos e extrativos, inviabilizando a atividade extrativa ou produtiva; perda da capacidade produtiva ou da viabilidade de uso de bem imóvel ou de parte dele, entre outros.

As etapas do processo de cadastramento incluem a análise de quem deve participar do programa de cadastro (checklist); indexação de propriedades georreferenciadas (processo de visita às propriedades para marcar um ponto de GPS (latitude e Longitude) das referidas localidades; mobilização; entrevistas; liberação do formulário preenchido; entrega do formulário para validação das famílias e encaminhamento de cada caso aos programas de reparação.

O atendimento às famílias é individualizado e pode variar desde a indenização e o recebimento do auxílio-financeiro, quando aplicáveis, até ações coletivas voltadas para os diferentes setores impactados. Os atendimentos não são excludentes, isto é, uma mesma família pode ser atendida em diferentes solicitações.

Algumas situações, quando ocorrem de forma exclusiva, não precisam passar pelo cadastro. São os casos de pessoas que tiveram perda de lazer, interrupção de abastecimento de água (ressarcidas pelo Programa de Indenização Mediada), danos à saúde física ou mental, danos morais, quilombolas e indígenas. Esses casos são encaminhados pelas centrais de relacionamento diretamente aos programas que cuidam especificamente desses processos de reparação.

Para todos que solicitaram o cadastro, a Renova vai entrar novamente em contato para atendimento da demanda. Caso o solicitante não receba a confirmação, poderá acionar as centrais de comunicação para averiguar a situação.

O atendimento aos manifestantes, ou seja, àqueles que solicitaram o cadastramento entre os dias 1º de abril e 31 de dezembro deste ano, tem previsão de término em 30 de junho de 2018.

Até setembro deste ano, mais de 23 mil cadastros foram realizados. Cerca de R$ 500 milhões em indenizações e auxílios financeiros foram pagos desde a criação da Renova.


Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Renova
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