Loading...

Notícia

Publicado: 09/12/2019 15:37h

Fundação Renova: Fincada do Mastro do Congo é tradição cultural em Regência (ES)

Fundação Renova: Fincada do Mastro do Congo é tradição cultural em Regência (ES)

O evento é uma homenagem a São Benedito, padroeiro do congo, e a Santa Catarina, unindo a tradição e a fé da comunidade

Tradição e fé popular se encontram na vila de Regência Augusta, em Linhares (ES), com a festa da Fincada do Mastro do Congo. O evento, organizado pela Associação Cultural Congo de Regência e a Igreja Católica de Regência, em parceria com a Fundação Renova e apoio da Associação Cultural de Regência, do Projeto Tamar e da Associação Cultural Cia de Artes Regência Augusta, já acontece há mais de 100 anos na vila. 

A festa começa com desfile das bandas de Congo pelas ruas e a visita às casas com bandeiras de São Benedito, padroeiro do congo, e de Santa Catarina. Ainda nas festividades, bandas convidadas se unem ao grupo para a procura do mastro — pelas ruas e na restinga. 

Quando encontrado o mastro, um cortejo segue pela vila acompanhado de fogos e cânticos até chegar em frente à Igreja Católica, onde é fincado e permanecerá até janeiro de 2020. Um jantar de confraternização na Casa do Congo e shows com atrações musicais convidadas encerram a programação.

A analista do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Rafaela Cavalcanti, conta que “a parceria é fundamental para o fomento à cultura e retomada da atividade turística na região da foz do rio Doce. Ao fortalecer a tradição local, contribui-se também com a geração de renda e de oportunidades para a comunidade”.


Fonte: Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras