Notícias - Samarco

Publicado 10/02/2020

Fundação Renova: Conexão Férias levou cultura e diversão para Mariana nas férias de janeiro

Fundação Renova: Conexão Férias levou cultura e diversão para Mariana nas férias de janeiro

O espírito de colaboração, a diversão e a energia das crianças foram os grandes destaques do evento

Em janeiro, cerca de 150 crianças, adolescentes e jovens participaram da 4ª edição do Conexão Férias, uma iniciativa da Fundação Renova para valorizar o brincar, a criação de laços e o espírito de colaboração entre as novas gerações.

A programação desenvolvidas no Clube Osquindô e no Centro de Referência da Infância e Adolescência (Cria) incluiu oficinas de dança, jogos e brincadeiras, arte manual, produção de áudio, musicalização entre outras atividades que buscaram a socialização, a diversão e o lazer de qualidade.

O tempo livre, o direito ao brincar, o imaginário cultural presente nos mitos e lendas, os cuidados com a saúde e a segurança em casa foram os assuntos que nortearam a construção da programação, que teve “os direitos das crianças e dos adolescentes” como tema transversal.

Segundo Felipe Andrade, coordenador de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, “as atividades do Conexão Férias valorizam o brincar, a criatividade, a construção de novos conhecimentos e a integração comunitária. Além disso, o Conexão Férias é um momento de socialização e criação de laços entre as crianças e adolescentes das escolas de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo com outras comunidades de Mariana”.

Veja alguns depoimentos dos participantes, pais e oficineiros:

“Eu estou gostando, está sendo muito legal! As brincadeiras são interativas e aprendi muito aqui hoje. O que eu mais gostei foi a oficina de música e o jogo Lar Seguro que ganhei o prêmio!”

Jean Vitor Batista Pombo, 12 anos

“Particularmente como mãe estou amando esse Conexão Férias! Chego do trabalho e minha filha vem logo me contando como foi o seu dia e todas as atividades práticas. Como mãe é muito bom ver a felicidade dela, saber que há várias oficinas… É uma oportunidade prazerosa para as crianças e para nós pais, a tranquilidade de saber que além do seu filho brincar, ele também aprende!”

Carla Maia (mãe de Sophia Maia)

“No Conexão Férias tivemos dias de muita diversão e de muita criação, onde as crianças puderam vivenciar várias manifestações e formas de expressão. Enfim, foi um espaço de criação onde a criança pôde vivenciar cada habilidade que o ser humano pode potencializar, além de brincar, que é o que elas mais sabem fazer!”

Fernanda D’ângelo – Oficina manual

O resultado de uma das oficinas foi a criação de um podcast pelos jovens participantes, que você pode conferir a seguir:



O podcast contou com a participação de Isabelle Pereira, Ketellyn Martins, Larissa Fernanda, Sarah Luiza, Ana Júlia e Yuri Costa e foi supervisionado por Rayssa Oliveira Gomes (Monitora), Fernandelli Fernandes (Coordenador técnico e logística), Fernanda D’angelo Tonidandel (Oficineira Artes Manuais), Gisele Alves (Coordenação de Produção) e Débora Santos (Coordenação de Produção).

Jogo “Lar Seguro”

Uma das atividades da 4ª edição do Conexão Férias foi a brincadeira “Lar Seguro”, desenvolvida pela Fundação Renova em parceria com a Defesa Civil Municipal para disseminar a cultura da prevenção de forma lúdica.

O jogo teve como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos de acidentes domésticos, apresentando 42 cenários diferentes, com situações nas quais os jogadores — divididos por equipes — precisaram identificar os perigos e evitar acidentes dentro de um lar, como por exemplo: deixar aberta a válvula do gás ao sair de casa, permanecer em áreas abertas em dias de chuva, descer e subir em escadas, deixar as panelas no fogão em posições que podem oferecer risco e lixo jogado em local inadequado. 

O Conexão Férias é realizado pela Fundação Renova por meio do Programa de Recuperação das Escolas e Reintegração da Comunidade Escolar, em parceria com a Prefeitura de Mariana e o Clube Osquindô. O evento foi criado em 2018 com o propósito de possibilitar o reencontro e o fortalecimento de vínculos de crianças e adolescentes atingidos e a integração deles com as demais crianças do município no período das férias escolares.



Fonte: Fundação Renova