Loading...

Notícia

Publicado: 06/07/2017 14:30h

Fundação Renova celebra parceria com a Fundação Pró-Tamar

Fundação Renova celebra parceria com a Fundação Pró-Tamar

O objetivo é monitorar as tartarugas marinhas na costa do Espírito Santo

No final de junho, a Fundação Renova celebrou um contrato com a Fundação Pró-Tamar para o monitoramento de tartarugas marinhas na costa do Espírito Santo. A parceria terá duração de quatro anos.

Ao todo, serão monitorados 156 km de praias, incluindo a Reserva Biológica de Comboios, a Terra Indígena de Comboios, Povoação, Monsarás, Cacimbas, Ipiranga, Ipiranguinha, Pontal do Ipiranga, Barra Seca/Urussuquara, Campo Grande, Barra Nova e Guriri. Essa região foi escolhida como prioritária para o monitoramento por ser uma área de reprodução das espécies de tartaruga Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda) e Dermochelys coriacea (tartaruga-de-couro), ou seja, possuem uma maior ocorrência de ninhos.

A execução das atividades previstas irá mobilizar mão de obra local - pescadores e moradores tradicionais da costa - para detecção e monitoramento das fêmeas, ninhos e filhotes, levando em conta também o conhecimento tradicional da população.

“Essa parceria é importante para gerar conhecimento sobre as tartarugas marinhas, que são ameaçadas de extinção, além de contribuir para o entendimento do impacto do rompimento sobre esses animais. A nossa expectativa é que o projeto, além de trazer à tona questões importantes sobre o estado de conservação das espécies, seja também uma forma de gerar emprego e renda para a população da região”, afirma Bruno Pimenta, Líder das ações de Biodiversidade da Fundação Renova.

Todo o trabalho será supervisionado por técnicos e estagiários para possibilitar os estudos de distribuição espacial e temporal dos ninhos, proteção, identificação das espécies e avaliação do sucesso reprodutivo, entre outros. As equipes serão alocadas nas bases do Tamar ao longo da área a ser estudada e serão geridas pelos técnicos do Centro Tamar/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Foto: Jeferson Roccio / Fundação Pró-Tamar será parceira da Renova no monitoramento de tartarugas marinhas.


Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras