Loading...

Notícia

Publicado: 21/04/2020 00:00h

Fundação Renova adota medidas e apoia ações para preservação da saúde

Fundação Renova adota medidas e apoia ações para preservação da saúde

A Fundação Renova adota medidas para preservação da saúde e bem-estar de colaboradores e da sociedade bem como ações de cunho econômico, em meio ao avanço do novo Coronavírus no Brasil. As decisões são tomadas a partir das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. 

As determinações abrangem tanto os colaboradores diretos e terceirizados que atuam na área administrativa da fundação quanto os que estão envolvidos em obras e outras atividades da reparação realizadas em campo, como a restauração florestal e a reparação de propriedades rurais.

A Fundação Renova acompanha a proliferação do Coronavírus em todo o território atingido e continuará adotando ações de prevenção e segurança por região de acordo com os protocolos regionais, nacionais e internacionais, caso seja necessário.

Apoio aos serviços de saúde

- Atendendo ao pedido da prefeitura de Mariana, a Fundação Renova retoma as obras do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSIJ). A obra já estava em fase final e com entrega prevista para abril. Com a finalização, a estrutura poderá ser usada de forma emergencial nas ações realizadas no município diante da pandemia do Coronavírus.

- Os cerca de 70 profissionais de saúde e proteção social que atuam em Mariana e Barra Longa seguem com suas atividades de atenção ao público atingido, sob a gestão dos secretários municipais de saúde.

Comunidade e atingidos

- O pagamento de lucro cessante, relativo ao ano de 2019, estava previsto para terminar no dia 31 de março. Foi necessário prorrogar o prazo, dado ao isolamento social a que todos foram submetidos. A Fundação Renova está realizando os atendimentos, de forma remota, para não prejudicar os atingidos que ainda não foram atendidos. 
 
- Os escritórios do Programa de Indenização Mediada (PIM) e os Centros de Informação e Atendimento (CIAs) foram fechados. O atendimento via 0800 permanece ativo, com a equipe adotando protocolos de prevenção e adaptação de sua rotina de trabalho.

- O abastecimento de água nas cidades que dependem da Fundação Renova, feito por caminhões-pipa e distribuição de galões de água mineral, está mantido. Também são mantidos o bombeamento de água em Linhares e o trabalho de manutenção de aterro sanitário em Mariana e dos canteiros de obras, com quadro reduzido de colaboradores.

Obras paralisadas e serviço administrativo remoto

- Serviço administrativo em trabalho remoto desde 16 de março.

- A paralisação de obras dos reassentamentos e das ações realizadas em campo e o trabalho remoto dos setores administrativos tiveram início em 23 de março.

- Equipes de atendimento de emergência permanecem ativas. Em Bento Rodrigues, um efetivo de 50 profissionais estará à disposição. Em Paracatu de Baixo, 41 colaboradores seguem no local. Para o atendimento dos reassentamentos familiares e moradias, estarão à disposição 15 profissionais.

A Fundação reitera que todos os assuntos que podem impactar os prazos do reassentamento são tratados no âmbito da Ação Civil Pública.

Trabalho em campo

- As atividades de campo continuam paralisadas. A medida abrange as capacitações e atividades coletivas. As atividades de produção de mudas para a restauração florestal não terão descontinuidade, adotando medidas de prevenção.  

- Na região do Alto Rio Doce, as atividades de fornecimento de alimentação animal e os atendimentos aos animais nas fazendas Castro e Água Branca continuam, com ações para mitigar os riscos de contaminação ou proliferação do vírus.  

Manutenção financeira de parceiros e fornecedores

- Os contratos e acordos com terceirizados e fornecedores serão mantidos.

- As contratações de novos fornecedores e parceiros que já estavam previstas ocorrerão de forma remota.

- Antecipação do pagamento de notas fiscais para mais de mil fornecedores, que receberam um valor total superior a R$ 85 milhões. O prazo médio dos pagamentos foi reduzido de 30 para 5 dias.

Informação de confiança

Por se tratar de uma organização que lida com diversos públicos, a Fundação Renova está distribuindo informação de confiança sobre o Coronavírus.

- A comunicação com o território foi ampliada e a população atingida recebe pílulas de informações sobre o Coronavírus nos canais oficiais da fundação, colocando o conhecimento da equipe e de seus parceiros à serviço das comunidades.

- São distribuídos no território programas de rádio e pílulas de WhatsApp sobre prevenção ao coronavírus, saúde mental e dicas financeiras e de fomento à economia, entre outros.


Fonte: Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras