Loading...

Notícia

Publicado: 06/09/2016 20:05h

Famílias de Paracatu de Baixo elegem terreno de Lucila para reconstrução de distrito

Famílias de Paracatu de Baixo elegem terreno de Lucila para  reconstrução de distrito

Representantes de 103 famílias de Paracatu de Baixo (distrito de Mariana) elegeram neste sábado, dia 3, o novo local para a reconstrução do distrito impactado pelo rompimento da barragem de Fundão. Com 65% dos votos válidos, a área denominada de Lucila foi a escolhida.

A área possui 84,8 hectares e está localizada no distrito de Monsenhor Horta, em Mariana. A área escolhida oferece topografia adequada, disponibilidade hídrica, facilidade de acesso a transporte público e solo de qualidade para plantio e criação animal.

Os critérios para a votação foram definidos em conjunto com os moradores do distrito e representantes do Ministério Público. Essa foi mais uma etapa das ações de reconstrução desenvolvidas pela Samarco após o rompimento da barragem de Fundão.

Os resultados da eleição foram auditados pela Ernst & Young. O Ministério Público Estadual acompanhou todo o processo de votação, que foi conduzido pela própria comunidade.

Assim como realizado em Bento Rodrigues e Gesteira, os moradores de Paracatu de Baixo visitaram os terrenos e receberam cartilhas com informações sobre a qualidade do solo, água, geologia, vegetação e outras características. A Samarco priorizou o diálogo e a transparência desde o início do processo.

Próximos passos

Com a escolha do terreno, a Samarco iniciará a discussão sobre o projeto arquitetônico e urbanístico (localização de escola, posto de saúde, campo de futebol e tamanho das vias), além dos padrões construtivos das moradias.

Além disso, haverá o diálogo individual com as famílias para a definição de detalhes, como local, estrutura e padrões de acabamento de cada residência. Uma vez fechados os acordos individuais, a expectativa é que os projetos de engenharia fiquem prontos até o fim do ano. A Samarco realizará a entrega do local, conforme definido no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado com os governos federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo até 2019.

“A escolha do terreno em Paracatu conclui uma etapa importante no processo de reconstrução dos distritos impactados pelo rompimento da barragem. Como aconteceu antes em Bento Rodrigues e Gesteira, são os futuros moradores que irão decidir onde ficarão suas novas casas, da forma mais democrática possível”, afirma Álvaro Pereira, líder dos programas de reconstrução das comunidades.

O próximo passo será a realização do levantamento de expectativas com as famílias para a definição de como será o projeto urbanístico da nova comunidade.

Reconstrução de Bento Rodrigues e Gesteira

A seleção das áreas para a reconstrução de Bento Rodrigues  e Gesteira aconteceram, respectivamente, nos dias 7 de maio e 25 de junho. Já foi realizado, também, o levantamento de interesses com as comunidades (relatório de expectativas das famílias quanto à reconstrução do distrito, de forma a subsidiar a elaboração do plano urbanístico e do projeto arquitetônico).

Os programas de reconstrução dos distritos diretamente impactados pelo rompimento da barragem de Fundão estão sendo assumidos pela Fundação Renova, uma organização autônoma e independente que responderá por todos os programas socioeconômicos e socioambientais previstos no TTAC assinado entre a Samarco, suas acionistas e os governos federal e dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.


Fonte: Assessoria de Imprensa Samarco
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras