Loading...

Notícia

Publicado: 12/04/2013 17:04h

Escolas municipais de Guarapari serão bases de coleta para a reciclagem de óleo de fritura

Escolas municipais de Guarapari serão bases de coleta para a reciclagem de óleo de fritura

A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Samarco para o reaproveitamento de óleo de cozinha doméstico

Lançado pela Samarco em parceria com a prefeitura de Guarapari, o Projeto de Reaproveitamento de Óleo de Cozinha visa a contribuir para a preservação do meio ambiente a partir da coleta e da reciclagem do óleo usado nas cozinhas domésticas. Nesta primeira semana de abril, será finalizada a entrega dos ECOpontos, coletores doados e instalados pela Samarco em 30 unidades educacionais de 22 bairros do município. Essa iniciativa abrange 33 mil alunos, 3 mil professores da rede pública de ensino de Guarapari e toda a comunidade, que poderão participar voluntariamente do programa, descartando o óleo de fritura usado em casa.

Para incentivar a integração entre a população e o projeto, foi criado o personagem “Zé Olinho”, símbolo da ação de reciclagem, o, que se comunica de forma lúdica com as crianças e suas famílias para falar sobre a iniciativa de transformar o óleo usado em matéria-prima para novos produtos, fazendo o descarte adequado do óleo usado.

Quando jogado diretamente na pia, ou disposto de forma incorreta, o óleo é um resíduo altamente poluente para rios e outros cursos d’água, e aumenta o esforço necessário para a limpeza da água nas estações de tratamento de esgoto, além de causar entupimentos nas redes de residências e comércios. Se for reaproveitado, o óleo de fritura ganha outro valor e pode ser utilizado na fabricação de massa de vidro, biodiesel, desmoldantes, fertilizantes, sabão em pedra, entre outros produtos.

O óleo de fritura coletado pela comunidade de Guarapari será recolhido nas escolas por empresas especializadas, credenciadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que destinarão o resíduo ao processo de fabricação dos subprodutos. Estas empresas recolhem o óleo e trocam o resíduo por materiais de limpeza a serem utilizados nas próprias unidades de ensino.

No próximo mês serão instalados 30 ECOpontos em Anchieta, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Educação do município.

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras