Loading...

Notícia

Publicado: 14/08/2018 13:07h

Entenda como será feito o manejo do rejeito represado em Candonga

Entenda como será feito o manejo do rejeito represado em Candonga

Um plano próprio para a Usina está sendo implementado e deverá garantir a volta de seu funcionamento

A Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, mais conhecida como Candonga, localizada na cidade de Rio Doce, em Minas Gerais, reteve grande parte do rejeito que se deslocou pelo rio Doce em 2015, o que paralisou sua operação. Devolver à Usina suas condições de funcionamento é um dos deveres da Fundação Renova, e isso depende da retirada do rejeito em todo o trecho a 400 metros da barragem da usina. Esse trecho concentrou cerca de 15% do material que se depositou no reservatório.

Para acomodar o material a ser removido do reservatório de Candonga, a Fazenda Floresta, localizada a 3 km da usina, foi adquirida e está passando por uma série de intervenções. No plano estipulado, cerca de 1 milhão de m³ de rejeitos, depositado nos primeiros 400 metros do reservatório da UHE, será dragado por tubulações para um dique intermediário, que servirá de apoio para o dique principal, onde o rejeito será drenado. A água retirada do dique será levada até duas bacias, onde passará por tratamento e, em seguida, será devolvida ao rio Doce. O rejeito é transportado para zonas de empilhamento onde será devidamente compactado para sua destinação final.

O trabalho de dragagem para a Fazenda Floresta está previsto para começar em 2019. O volume total dragado deve chegar a 2 milhões de m³. A conclusão do trabalho, fundamental para viabilizar o retorno das operações da usina geradora de energia, está prevista para 2020. Ao fim do procedimento, a Fazenda Floresta será reflorestada.


Fonte: Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras