Loading...

Notícia

Publicado: 12/12/2017 01:00h

Edição 2017 da Feira Multissetorial traz discussões sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação

Edição 2017 da Feira Multissetorial traz discussões sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação

Empresários tiveram a oportunidade de trocar experiências e assistir palestras e debates sobre os temas mais atuais do mundo do empreendedorismo

12ª edição da Feira Multissetorial de Mariana – MultiSet 2017, que aconteceu entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, se consolidou como uma vitrine para os empreendedores marianenses. Foram três dias de rodadas de negócios, palestras técnicas e motivacionais, cursos e treinamentos, além de atrações culturais, com programação diversificada. Ao todo, 40 expositores participaram da feira, organizada pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM) / Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Mariana).

No primeiro dia de evento, o ex-jogador de vôlei, Tande, apresentou a palestra “A vida é um jogo”. Com analogias claras e motivadoras, mostrou que dedicação, perseverança e disciplina são palavras-chaves para alcançar sonhos. “Tem pessoa que quer ser a melhor da sua rua, da sua cidade, do estado. Desde os sete anos de idade, eu queria ser um dos melhores do mundo. Quando a gente quer muito e a gente faz com amor, a gente consegue”, contou.  

O prefeito de Mariana, Duarte Junior, que participou da cerimônia de abertura do evento na quinta-feira (30/11), destacou a importância da feira para o fortalecimento da economia local. “Fico feliz em perceber como os empresários que passaram por momentos extremamente difíceis vêm superando a crise, se reinventando dia a dia. Uma feira como esta mostra que o nosso empresário acredita que é hora da virada”, ressalta ele.

Para a empresária Adilaine Melo, promotora da Cachaça Temperada de Minas, a Feira MultiSet 2017 gerou mais do que lucro: significou oportunidade de levar o produto para o exterior. “Foi excelente, principalmente pela visibilidade que tivemos. O estande ficou movimentado nos três dias. Conseguimos atingir o objetivo, que era alcançar clientes do atacado e ainda recebemos o convite para levar a nossa cachaça para eventos em Paris e Portugal. Uma oportunidade e tanto para um negócio novo”, comemora Adilaine, ressaltando que a cachaça foi lançada há apenas seis meses.

A Feira também deu aos empresários locais a oportunidade de ter acesso aos conhecimentos e posicionamentos que estão guiando o mundo corporativo atual. Hugo Bethelem, diretor do Capitalismo Consciente Brasil (CCB), reafirmou a importância de se colocar o propósito acima do resultado, do lucro. “Para empreender com propósito é preciso paixão, fazer aquilo que se tem amor. É saber que aquilo que estou produzindo vai gerar riqueza, que é diferente de lucro. É saber que o seu produto beneficia quem trabalha com você, seus fornecedores, o cliente”, explicou.

Dona do restaurante “Minas de Hoje”, Andréa Calazans é um exemplo de perseverança. Ela apresentou sua história durante a feira: “Meu sonho, desde pequena, era ter meu próprio negócio. A coisa que eu mais gosto de fazer é cozinhar. Depois de trabalhar a vida toda como doméstica, aos poucos fui construindo meu restaurante. Primeiro bem pequeno, aprendendo com os erros, estou crescendo, aumentando as mesas, incrementando o cardápio.” Para os futuros empreendedores, ela dá a dica: “Não fique esperando ter algo grande para começar. Você pode começar na sua cozinha, fazendo marmita, doce, com algo pequeno. O importante é começar”, afirmou.

PARCERIA

Neste ano, a Fundação Renova foi parceira na promoção da Feira MultiSet e apresentou ao público palestras e painéis com o intuito de estimular a economia local e fomentar ações de inovação e tecnologia. O diretor de programas da Renova, Marcelo Figueiredo, agradeceu a oportunidade de apoio a um evento que, acima de tudo, motiva o empreendedorismo. “A Fundação Renova tem o compromisso de incentivar o empreendedorismo local, além de programas e projetos de capacitação e fomento à economia. Agradecemos à Associação Comercial de Mariana pela oportunidade de estarmos juntos neste evento e ao poder público e à sociedade por nos acolher nestas iniciativas”, destaca Figueiredo.

O presidente da ACIAM/CDL Mariana, Geraldo Carvalho, reforça a importância da Feira Multissetorial no fomento da economia de Mariana. “Essa é a contribuição da ACIAM para reaquecer o comércio local”.  A programação do evento foi idealizada para que empresários e empreendedores tivessem contato facilitado com entidades de referência e pudessem conhecer seus trabalhos, identificando formas de dispor de parcerias para o fortalecimento do ambiente de negócios local. Passaram pelo palco técnicos, diretores, superintendentes e presidentes de entidades como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas),  Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG)Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg)Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)Fundação Dom Cabral (FDC), entre outras, além de consultorias de negócio e cases de sucesso local.

INOVAÇÃO

Além da participação na feira, a Renova apresentou ao público o Lab Truck Senai. Trata-se de uma carreta que se transformou em laboratório aberto: um ambiente de conhecimento sobre novas tecnologias e inovação em que estudantes e empreendedores participaram de oficinas e experimentos voltados a despertar novas possibilidades de negócios e/ou atuação no mercado.

Segundo Paulo Rocha, líder de Economia e Inovação da Fundação Renova, a MultiSet é importante por ser uma das principais fomentadoras de negócios em Mariana e região. “As micro e pequenas empresas têm papel-chave no desenvolvimento regional e, certamente, espaços para trocas de experiência, compartilhamento de conhecimento e oportunidades de negócios são fundamentais para que elas cumpram esse papel”, destaca.

A 12ª Feira Multissetorial de Mariana contou com patrocínio do Governo de Minas, por meio da Cemig, e apoio da Vale e da Prefeitura de Mariana.


Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras