Notícias - Samarco

Publicado 20/09/2017

Defesa Civil recebeu novos equipamentos da Fundação Renova

Defesa Civil recebeu novos equipamentos da Fundação Renova

Fundação Renova pretende fortalecer o trabalho dos grupamentos de municípios atingidos por rejeitos da barragem de Fundão

A Fundação Renova entregou, dia 19 de setembro, veículos e novos equipamentos para as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) dos municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvados. A entrega aconteceu, às 9h, no Terminal Turístico, na Praça Tancredo Neves, s/nº, em Mariana-MG.

Foram entregues para cada grupamento uma caminhonete, tração 4×4, com capota fechada, plotada e identificada, com guincho e GPS; além de um kit com equipamentos compostos por 50 coletes de identificação para uso de moradores integrantes dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC); 20 coletes de identificação para os agentes de Proteção e Defesa Civil Municipal, 30 cones de borracha de 70 cm, notebook, câmera fotográfica, gerador de energia, entre outros itens.

A entrega dos equipamentos fortalece o Sistema de Proteção e Defesa Civil das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, e representa investimento na estruturação das COMPDEC’s. O objetivo é a melhoraria das ações de prevenção, preparação e mitigação, bem como otimizar o atendimento aos cidadãos, em evento adverso, o que implicará na minimização dos impactos do desastre.

A ação está prevista no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC), que coloca sob responsabilidade da Fundação Renova o “fortalecimento dos órgãos de Proteção Defesas Civis dos municípios mais afetados”: Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce. Desta maneira, o apoio se consolida com a doação de equipamentos, entre outras ações.

ITENS DO KIT PARA DEFESA CIVIL MUNICIPAL:

01 Caminhonete, tração 4×4, com capota fechada, plotada e identificada, com sinalizadores de emergência, guincho e GPS;
50 coletes de identificação na cor laranja e com faixas reflexivas para identificação de moradores nos eventos organizados pela Defesa Civil;
20 coletes de identificação dos agentes de Defesa Civil Municipal;
30 cones de borracha de 70 cm
5.000 metros de corda 6mm;
01 Gerador de energia elétrica com torre de iluminação integrada;
01 Data show, caixa amplificada e microfone para palestras e treinamentos;
01 Notebook 15”
02 GPS portátil
02 Câmera fotográfica a prova d’água
30 Cavaletes de sinalização com identificação de área de risco
10 Rolos de Lona silo – 8×50 metros
03 Rádio de ponto a ponto (walk talk)
01 HD externo 1 TB
01 Sinalizador Ares G2 15M cristal com sirene


Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Renova