Loading...

Notícia

Publicado: 21/09/2019 19:55h

Curso sobre produção de mel é realizado em Dionísio, no Vale do Aço (MG)

Curso sobre produção de mel é realizado em Dionísio, no Vale do Aço (MG)

As aulas, ministradas pela Emater, têm o objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável da região

Produtores de Dionísio e do distrito de Baixa Verde, no Vale do Aço, Minas Gerais, participaram de um curso de apicultura para aprender ou aprimorar seus conhecimentos sobre o trabalho com abelhas. As aulas aconteceram nos dias 10 e 11 de setembro e foram promovidas pela Fundação Renova em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).

Durante os dois dias, os participantes receberam orientações sobre criação de abelhas para a produção de mel, cera e manejo de apiário.

O curso é parte do Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias, que tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento integrado dos territórios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão. “Queremos dar suporte aos produtores rurais atingidos pelo rompimento para que eles retomem suas atividades no campo de forma sustentável”, diz o especialista socioambiental da Fundação, Rodrigo Bruschi.

Além da troca de conhecimentos, a ideia da iniciativa é promover melhorias na prática de apicultura e aumentar o número de produtores na região. Nilton Martins, extensionista agropecuário da Emater que ministrou o curso, destaca que “como consequência do bom trabalho de criação das abelhas, nossa expectativa é que a produção de mel, própolis e cera cresça”, diz.

O presidente da Associação de Moradores de Baixa Verde que acompanhou o curso, Sudário Gomes, observa que a maioria dos participantes teve seu primeiro contato com a apicultura durante as aulas. “Essa é uma chance que as pessoas da comunidade estão tendo de aumentar a renda, já que o problema do desemprego está bem forte por aqui”, afirma.



Outros cursos

Entre as próximas ações do Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias, estão os cursos de fruticultura, que serão realizados nas cidades de Santana do Paraíso, em 23 e 24 de setembro, e Ipaba, nos dias 25 e 26.

Com a Emater, a Fundação Renova já promoveu cursos de Avicultura Caipira para moradores de Sem-Peixe, Rio Casca e Naque, além dos distritos de Cachoeira Escura (Belo Oriente), Pedra Corrida e Assentamento Liberdade (Periquito). Também foram realizados o curso de Horticultura na comunidade de Senhora da Penha e em Messias Gomes, comunidade de São José do Goiabal, e o curso de manejo sanitário de bovinos na comunidade de Mandioca, em Gesteira, Barra Longa (MG).

Veja o calendário completo dos próximos cursos na região do Médio Doce:

Fruticultura
23 e 24/09 em Santana do Paraíso (comunidade de Ipabinha)
25 e 26/09 em Ipaba (comunidade Baixada do Coronel Roberto)
07 e 08/10 em Governador Valadares (comunidades de Baguari e Ilha Brava)
09 e 10/10 em Periquito (sede, Pedra Corrida e Assentamento Liberdade)
15 e 16/10 em Bugre (comunidades Córrego do Rio Branco e São Lourenço)
16 e 17/10 em Caratinga

Horticultura
22 e 23/10 em Naque e Belo Oriente (Cachoeira Escura)
24 e 25/10 em Governador Valadares (Baguari e Ilha Brava) e Periquito

Gestão e Mercado
18/11 em Periquito (Pedra Corrida)
19/11 em Governador Valadares (Baguari e Ilha Brava)
20/11 em Naque e Belo Oriente (Cachoeira Escura)
21/11 em Periquito (Assentamento Liberdade)
22/11 em Fernandes Tourinho (Senhora da Penha)

03 a 06/12 em Bom Jesus do Galho (sede), Bugre e Pingo d’Água (Assentamento Chico Mendes 2 e Córrego Novo Santana do Paraíso).


Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras