Loading...

Notícia

Publicado: 25/07/2018 12:08h

Costura e artesanato como fonte de renda para a comunidade de regência

Costura e artesanato como fonte de renda para a comunidade de regência

O fomento às atividades da associação permitirá que o artesanato da região consiga alcançar novos mercados

Entre bordados, costuras, crochês e outras diferentes técnicas artesanais, a economia da comunidade de Regência, em Linhares (ES), está se reerguendo. O trabalho dos cerca de 60 artesãos  da Associação dos Artesãos e Assemelhados de Regência e Região (Arte) ganhou um novo reforço com o convênio firmado com a Fundação Renova.

Com valor de R$ 204 mil e duração de um ano, o convênio destinou recursos para que a associação pudesse adquirir insumos e equipamentos necessários à confecção dos produtos, além de cursos de capacitação.

O fomento às atividades da associação permitirá que o artesanato de Regência consiga alcançar novos mercados. “O convênio nos ajudou em muita coisa, pois o material é caro. Esses recursos nos permitirão trabalhar com mais folga no orçamento, proporcionando mais de seis meses de trabalho sem que precisemos comprar material. Estamos todos contentes com essa conquista e esperamos que venham outras a partir dessa, deslanchando nossa produção”, ressaltou a artesã e tesoureira da Arte, Claudenira dos Santos.

As expectativas da artesã Olívia Maria Feu também são positivas. “Esse convênio nos ajuda muito. Com ele, podemos aumentar a quantidade de produção, receber mais pedidos. Por mês, produzo até 1500 bonecos de crochê, que são vendidos para o Projeto Tamar. Com esse recurso, estamos preparados para produzir mais”, afirmou.

Também como fruto da parceria, o grupo local de costura Pimenta Nativa foi beneficiado, com a reforma de sua sede e a compra de insumos e equipamentos. “Quando o grupo começou, em 2013, adquirimos os equipamentos com o auxílio da Petrobras, por meio do cumprimento de uma condicionante. Nos estruturamos em termos de maquinário, mas não levamos em conta os insumos, a matéria-prima. A Fundação Renova acreditou no potencial do grupo, que é de vender a iconografia, vender nossa cultura e o nome de Regência, de uma forma bem positiva, gerando renda para a comunidade. Por meio desse convênio, pudemos nos organizar, buscamos materiais, fizemos pesquisas de mercado, nos adequamos. Foi muito bom para nós. Hoje, temos um estoque de matéria-prima que não seria possível se não fosse o convênio com a Fundação Renova”, destacou a coordenadora do grupo Pimenta Nativa, Luciana Sousa.

Produtos

A diversidade é a marca dos produtos dos artesãos de Regência. Chaveiros em tecido, ímãs de geladeira, pesos de porta, bolsas de crochê, sousplats, artigos decorativos em fibra de bananeira, biquínis em crochê, camisetas com estamparia regional e pêndulos para berço em patchwork são apenas alguns exemplos do que é produzido por eles.

Atualmente, o principal cliente da Arte é o Projeto Tamar, que compra lembranças como chaveiros e ímãs de geladeira em formato de animais marinhos, confeccionados em tecido. Mas os artesãos também aceitam encomendas de outros produtos. As encomendas podem ser feitas por meio dos telefones (27) 99858-2750 e (27) 99946-1200, ou no e-mail arteregencia@gmail.com. Já o grupo da costura Pimenta Nativa aceita encomendas por meio do telefone (27) 99845-8854.


Fonte: Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras