Loading...

Notícia

Publicado: 11/12/2018 12:23h

Chamada vai selecionar pesquisas para monitoramento do rio Doce

Chamada vai selecionar pesquisas para monitoramento do rio Doce

Com investimento de R$ 15 milhões, convênio entre a Fundação Renova e Fapemig financiará estudos para acompanhar o trecho mineiro do rio

O monitoramento da biodiversidade do Rio Doce ganha mais um aporte. Estão abertas inscrições para as submissões de projetos de pesquisa científica para avaliar os impactos ambientais do rompimento da barragem de Fundão no trecho mineiro da bacia do rio Doce. A chamada é fruto de um convênio firmado entre a Fundação Renova e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). 

A chamada apresenta alguns eixos temáticos para estudos que deverão abranger a investigação da qualidade da água e sedimentos, impactos nas comunidades animais e vegetais, incluindo análises da concentração de contaminantes no ambiente. Oedital, com valor total de R$ 15 milhões, é destinado a grupos de universidades e entidades de pesquisa.

A inscrição e submissão de propostas devem ser feitas no link http://fapemig.br/pt/menu-chamadas/chamadas-abertas/ até o dia 11 de fevereiro de 2019. Após esse prazo, a Fapemig selecionará os projetos que serão implantados por até cinco anos. “Uma das pretensões deste projeto é fomentar a produção de conhecimento relacionado à investigação e recuperação das áreas impactadas pelo desastre. Além dos programas de monitoramento, os pesquisadores também vão propor soluções para a reparação dos impactos identificados”, explica Laila Medeiros, especialista de biodiversidade da Fundação Renova.

Para esclarecer as informações técnicas do edital aos pesquisadores, será realizado, no dia 12, um workshop no auditório da Fapemig, em Belo Horizonte.

Espírito Santo

Está em andamento um acordo de cooperação entre a Fundação renova e a Rede Rio Doce Mar para monitorar a biodiversidade em cerca de 200 pontos de toda a porção capixaba do rio Doce e da região que vai do entorno de sua foz até Guarapari (ES), ao sul, e Porto Seguro (BA), ao norte. Estão sendo estudados de bactérias a baleias, além de qualidade da água, sedimentos, condições de marés e ondas, manguezais e restingas. O estudo está sendo conduzido por pesquisadores de 24 instituições de pesquisa de todo o país, com a coordenação central da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest). As primeiras embarcações começaram os trabalhos em setembro.

Sobre a Fapemig

A FAPEMIG é a agência mineira para fomento à ciência, tecnologia e inovação. Com mais de 30 anos de existência, tem como missão induzir e fomentar a pesquisa e a inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais. Esse apoio é feito por meio de modalidades diversas, como financiamento a projetos de pesquisa, concessão de bolsas, apoio à participação e organização de eventos, divulgação dos resultados, entre muitos outros. Outras informações estão disponíveis em www.fapemig.br.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados pelo rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência. A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016. 

 


Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras