Loading...

Notícia

Publicado: 12/07/2018 06:21h

Capacitação para prevenção a risco de desastres ambientais

Capacitação para prevenção a risco de desastres ambientais

Iniciativa da Fundação Renova conta com a parceria das prefeituras de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado

 Com objetivo de incentivar a cultura da prevenção e preparar as comunidades para enfrentar possíveis emergências ambientais, a Fundação Renova, junto à Defesa Civil, vem estimulando a criação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC’s). A iniciativa foi construída coletivamente com os municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, localidades mineiras afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão.
 
O projeto integra as ações de preparação para emergências ambientais da Fundação Renova, e visa fortalecer o sistema municipal de proteção e defesa civil, bem como trazer à população maior percepção sobre como proceder mediante um desastre. A proposta é oferecer capacitação à comunidade relacionada às temáticas de enfrentamento de emergências ambientais, como inundações, deslizamento de terras, estiagem e incêndios, por meio de debates, treinamentos e dinâmicas.
 
A ação começou na comunidade de Gesteira (Barra Longa) e estará nos próximos dias nos distritos de Ponte do Gama (Mariana), Santana do Deserto (Rio Doce) e Arraial do Merengo (Santa Cruz do Escalvado). Para Shymena Guedes, especialista da área de Educação e Cultura da Fundação Renova, esta iniciativa é uma oportunidade de mudança de cultura para as comunidades e municípios.
 
“Acreditamos que a cultura de prevenção e preparação pode ser transformada se houver o fortalecimento da capacidade do indivíduo se auto proteger e de agir coletivamente frente aos riscos. Entendemos que indivíduos, comunidade escolar, poder público e outros agentes sociais podem construir soluções integradas na gestão de risco de desastres e em favor da vida”, afirma Shymena. 
 
Prevenção pela educação

O Programa de Preparação para Emergências Ambientais da Fundação Renova, previsto na Cláusula 173 do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta - TTAC, tem outras duas iniciativas importantes: Projeto Escola Segura e Comitê Gestor de Risco a nível municipal, oferendo apoio as prefeituras na formação de um ambiente favorável à conscientização sobre os riscos e a importância da mobilização da comunidade na prevenção e resposta a desastres. 


Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras