Loading...

Notícia

Publicado: 22/10/2013 18:35h

Cachoeiro inaugura Praça da Ciência

Cachoeiro inaugura Praça da Ciência

Neste mês de outubro, o Museu de Ciência e Tecnologia de Cachoeiro do Itapemirim inaugurou a Praça da Ciência (no dia 11/10). O objetivo do espaço é facilitar e democratizar o acesso a conhecimentos científicos. Localizada no bairro Independência, ela tem 23 equipamentos que vão possibilitar aos visitantes o estudo lúdico de conceitos da Física. Um deles, chamado Gyrotec, foi projetado pela Nasa e simula a ausência de gravidade.

A Praça é resultado de convênio entre a prefeitura e a Samarco. O investimento é de R$ 90 mil, recursos conseguidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) com a aprovação de projeto no edital social da mineradora.

Estudantes de todas as idades e outros públicos interessados em aprender ciência terão acesso gratuito à Praça. As visitas serão agendadas pela Semdec e acompanhadas por monitores, responsáveis por explicar o funcionamento dos equipamentos, que estão instalados no pátio e no interior do Museu.

"Além de ser mais uma atração para a cidade, esse espaço vai disseminar o conhecimento e a aplicação da física de forma simples, atrativa e divertida. Vai suscitar nas pessoas o interesse pela ciência e tecnologia e pode, até mesmo, incentivar os mais jovens a fazerem carreiras profissionais nessa área", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.

A inauguração da Praça da Ciência contou com a presença do prefeito Carlos Casteglione, secretários municipais, estudantes da rede pública e de representantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do Centro Universitário São Camilo, instituições parceiras na qualificação dos monitores.

Alguns equipamentos da Praça da Ciência Fogão Solar, Atrito Zero, Sombra Congelada, Sombra Colorida, Poço Infinito, Buraco Negro, Elevador Humano, Imã Flutuante, Teste de Nervos, Pilha Humana, Gyrotec (ausência de gravidade).

Agendamento de visitas à Praça As visitas podem ser agendadas, inicialmente, para o período das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. O telefone é 3155-5365.  

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras