Loading...

Notícia

Publicado: 28/10/2013 18:38h

Biblioteca itinerante da Samarco incentiva a leitura para promover a consciência ambiental

Biblioteca itinerante da Samarco incentiva a leitura para promover a consciência ambiental

O programa envolve alunos de 17 escolas de Guarapari, Anchieta e Muniz Freire

Uma biblioteca itinerante que estimula o desenvolvimento da consciência ambiental por meio da leitura e de atividades lúdico-pedagógicas para crianças e adolescentes. Assim é o “Baú do ECOnhecimento”, que percorre as escolas públicas de três municípios do sul do Estado. A ação faz parte do Programa de Educação Ambiental da Samarco – o PEA Escola – e envolve alunos e professores do ensino fundamental de 17 escolas de Guarapari, Anchieta e Muniz Freire.

A temática ambiental está presente no “Baú do ECOnhecimento” por meio de livros, documentários, filmes, fantoches e fantasias. O Baú faz a ronda programada entre as instituições participantes e permanece por um período de cinco a dez dias em cada uma delas. A chegada às escolas sempre é um momento festivo para os alunos, que interagem com a equipe técnica do projeto em apresentações teatrais e artísticas.  Enquanto a biblioteca permanece na escola, as crianças produzem atividades guiadas por um portfólio de sugestões que incentivam a participação nas ações, ressaltando a importância do conhecimento e do respeito ao meio a ambiente.

Meio ambiente e cidadania

O compromisso com a natureza também é reforçado no PEA Escola pelo projeto “Cidadão Ambiental”, especialmente desenvolvido para os estudantes do 8º e do 9º anos do ensino fundamental. O objetivo é estimular os adolescentes a desenvolver projetos próprios nas áreas de preservação e de sustentabilidade, realizando oficinas temáticas e visitas ecológicas orientadas por professores e analistas ambientais.

Ao final do semestre, os resultados dos estudos e das atividades desenvolvidas são apresentados pelos próprios estudantes em eventos organizados para o encerramento do projeto. Na programação estão previstas apresentações musicais, mostras culturais, audiências e debates, com a participação dos professores, pais, membros das comunidades e de representantes do poder público, incluindo as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e o Ministério Público. O PEA Escola da Samarco também é realizado em Minas Gerais, com a participação de escolas públicas de ensino fundamental das cidades de Mariana, Catas Altas, Santa Bárbara e Matipó. Fonte: RP1 Comunicação Tel.: 11 5501-4655 www.rp1.com.br

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras