Loading...

Notícia

Publicado: 07/07/2017 13:01h

Recebemos reconhecimento como uma das empresas mais inovadoras do país

Recebemos reconhecimento como uma das empresas mais inovadoras do país

Em cerimônia realizada no dia 3 de julho, em São Paulo (SP), recebemos o Prêmio Valor Inovação Brasil 2017, organizado pelo jornal Valor Econômico. Na ocasião, fomos reconhecidos, pela segunda vez consecutiva, como uma das empresas mais inovadoras do país. Melhoramos nossa posição no ranking geral das 150 companhias, passando de 14º lugar em 2016 para 11º em 2017. Além disso, fomos vencedores na categoria Indústria de Base e Metalurgia, que inclui as empresas de óleo e gás, minério e cimentos.

“O conjunto de inovações que a Petrobras produz todos os anos nos habilita a ocupar esta posição de destaque no ranking 2017. Essa premiação é o reflexo de todo o trabalho do sistema tecnológico da Petrobras, que funciona, principalmente, em função dos objetivos de negócio da companhia. A partir da definição desses objetivos são definidos os focos, desafios e metas a serem superadas ao longo do tempo. Daí surgem os projetos de pesquisa e desenvolvimento, e as inovações são frutos desses projetos”, afirmou o gerente de Gestão Tecnológica do Cenpes, Paulo Barreiros (na foto abaixo, recebendo o troféu de Tânia Nogueira Alvares, editora do Anuário Inovação Brasil do Valor Econômico, e de José Eduardo Fusaro, da Strategy&).

Barreiros informou que a companhia investe cerca de R$ 1,5 bilhão em pesquisa, desenvolvimento e inovação, com foco maior na área de Exploração e Produção, em torno de 75% desse orçamento.

“Este valor é maior do que o do ano passado e continuará crescendo nos próximos anos em função do aumento de nossa curva de produção. Nosso grande foco no desenvolvimento de tecnologia é produzir mais com um custo menor”, explicou, acrescentando que inovação é fundamental para o negócio da empresa. “Investimos em ideias novas nas áreas de exploração, produção, refino e logística  do óleo e do gás”, concluiu o gerente.

Uma das grandes inovações que apresentamos foi uma nova concepção de broca usada para perfurar o pré-sal, desenvolvida em cooperação com a empresa Schlumberger. Esta tecnologia, finalista do prêmio ANP de inovação, no ciclo de 2016, mesmo em fase de teste de campo, aumentou consideravelmente o rendimento na perfuração do carbonato do pré-sal, superando o benchmarking estabelecido há anos da associação de turbina e broca impregnada, reduzindo o custo métrico entre 15 e 20% nos protótipos testados em campo. Na prática, em uma perfuração de reservatório espesso, a redução esperada no CAPEX pode chegar ao equivalente do custo de um dia de perfuração, por poço.

Sobre a premiação

O Prêmio Valor Inovação Brasil tem o objetivo de reconhecer empresas que se destacam no desenvolvimento de pesquisa e tecnologia no país em 18 diferentes setores da economia. O ranking é elaborado a partir de uma pesquisa realizada pelo jornal em parceria com a consultoria Strategy& e da análise de critérios, como os recursos direcionados para inovação, a criação de novos produtos e serviços, processos e estruturas, impacto e abrangência das inovações bem-sucedidas, a maturidade dos processos de inovação e estratégias e culturas voltadas para essa área.


Fonte: Gerência de Comunicação Interna e Imprensa / Comunicação e Marcas
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras