Loading...

Notícia

Publicado: 20/08/2014 20:31h

Projeto Envolva-se promove oficina para fomentar a cidadania e a sustentabilidade de comunidades em Vitória

Projeto Envolva-se promove oficina para fomentar a cidadania e a sustentabilidade de comunidades em Vitória

Com patrocínio da Petrobras, iniciativa inclui dinâmicas interativas para lideranças comunitárias, organizações não governamentais e poder público.

O projeto Envolva-se - Práticas para a Cidadania, patrocinado pela Petrobras, vai oferecer, no dia 21 de agosto, uma oficina voltada ao fomento da cidadania e do desenvolvimento sustentável em Vitória (ES). A iniciativa inclui dinâmicas interativas para lideranças comunitárias, organizações não governamentais e poder público da região. O objetivo é incentivar o engajamento de todos na promoção de ações que contribuam para melhoria da qualidade de vida da população. As inscrições podem ser feitas pelo site www.envolva-se.com ou pelo e-mail contato@envolva-se.com. O evento será das 8h às 18h.

A oficina vai trabalhar questões que envolvem cidadania e comunicação comunitária durante um dia de trabalho. A programação inclui ainda narrativas de histórias de vida, relatos de lideranças locais sobre experiências exitosas voltadas ao desenvolvimento sustentável e uma dinâmica em que o grupo é incentivado a fazer conexões com os desafios de implementação de ações práticas que contribuam para o desenvolvimento local.

Para Neusa Ribeiro, vice-presidente do Instituto de Comunicação Social e Cidadania (Incomum), instituição realizadora do Envolva-se, atividades como as do projeto fortalecem o propósito de avanços sociais em seus diferentes níveis. Durante as oficinas, a comunicação comunitária será apresentada como uma ferramenta de mobilização e de formação da consciência do trabalho coletivo. "O desenvolvimento das comunidades por meio da comunicação faz sentido numa época em que o uso das tecnologias e das redes sociais é crescente", afirma.

"A proposta é fomentar nos diferentes grupos a proposição de ações que beneficiem questões coletivas e utilizar o diálogo como ferramenta básica de mudança da realidade local", explica Aislan Greca Ribeiro, coordenador nacional do Programa Petrobras Agenda 21. "Além disso, o projeto vai ao encontro das ações do nosso programa quanto à criação de canais de comunicação que possibilitem a integração de diferentes atores da sociedade", completa.

O projeto Envolva-se apresenta linhas de atuação semelhantes ao Programa Petrobras Agenda 21. Concebido para proporcionar o desenvolvimento sustentável de comunidades do entorno das instalações da companhia, o Programa Petrobras Agenda 21 prevê elaborar um plano de ação participativo, envolvendo todos os setores da sociedade. Além disso, seu objetivo é promover a organização e o fortalecimento da comunidade em prol da melhoria da qualidade de vida local.

Locais As oficinas do Envolva-se ocorrerão em 21 municípios de 12 estados do Brasil, sendo contempladas comunidades do entorno das instalações da Petrobras. Desde o início do ano, a iniciativa já foi realizada em nove cidades brasileiras, entre elas, Araucária (PR), Ibirité (MG), Mauá (SP), Alagoinhas (BA) e Mossoró (RN).

Serviço Evento: Oficina Projeto Envolva-se - Práticas para a Cidadania Data: 21/08/2014 Horário: 8h às 18h Local: Auditório da Federação das Indústrias do ES (Findes) - Avenida Nossa Senhora da Penha, 2053, Vitória (ES) Informações: www.envolva-se.com

Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras