Loading...

Notícia

Publicado: 21/09/2019 00:00h

Programa Petrobras Socioambiental produz cerca de 2 milhões de mudas em dois anos

Programa Petrobras Socioambiental produz cerca de 2 milhões de mudas em dois anos

Ações são realizadas por 24 projetos apoiados pela companhia

O Dia da Árvore é oficialmente celebrado neste 21 de setembro, mas as ações do Programa Petrobras Socioambiental para proteção da flora ocorrem durante todo o ano. Nos últimos dois anos, 24 projetos patrocinados pela companhia realizaram, juntos, a produção de aproximadamente dois milhões de mudas, alcançando cinco dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa. Essa quantidade de mudas poderia cobrir uma área de 650 hectares, equivalente a 929 campos de futebol.
 
Dentre as 127 espécies produzidas, consideradas de potencial valor econômico e social, está a palmeira-juçara (Euterpe edulis), da família do açaí, da qual são consumidos a polpa e o palmito. A planta, nativa da mata atlântica, está ameaçada de extinção. Uruçu Capixaba (ES), Guapiaçu Grande Vida (RJ), Verde Novo e Plantando Águas (SP), Agroflorestar (SP/PR), Taramandahy e Ar, Água, Terra (RS) são alguns dos projetos apoiados pela Petrobras que produzem essa espécie, preservando este recurso genético e natural. Outros destaques são: o ingá (Inga edulis), fornecedor do néctar, pólen, frutos e sementes para a fauna local, e o mulungu (Erythrina speciosa), planta medicinal que ocorre em regiões do Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia, podendo ser usado como analgésico, anti-inflamatório e antimicrobiano.
 
As mudas produzidas pelos projetos recebem funções diversas, desde a recuperação de áreas degradadas à contribuição com o equilíbrio do ecossistema, ajudando na regularização ambiental e desenvolvimento de serviços ambientais. Boa parte delas é distribuída e plantada em nascentes de água, matas ciliares, topos de morros e áreas degradadas para fazer a manutenção ou recuperação do local, evitar a erosão e o assoreamento de rios, deslizamentos e desertificação de áreas. A produção dessas mudas também é considerada muito importante para a captação de carbono e melhoria do clima e da qualidade de vida da população.
 
Além de ações de reflorestamento, os projetos patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental realizam a estruturação de viveiros, bancos de sementes, estudos relativos à biologia e dinâmica das populações naturais, manejo sustentável, assim como produção agroflorestal, quantificação de carbono, entre outras atividades.


Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras