Loading...

Notícia

Publicado: 20/03/2014 19:45h

Plataforma P-58 entra em operação no Parque das Baleias

Plataforma P-58 entra em operação no Parque das Baleias

Unidade vai produzir simultaneamente no pré-sal e no pós-sal da Bacia de Campos

A plataforma de produção da Petrobras P-58 entrou em operação nesta segunda-feira, dia 17/3, conforme previsto no Plano de Negócios e Gestão 2014-2018. A unidade está localizada no complexo denominado Parque das Baleias, na porção capixaba da Bacia de Campos. A produção teve início por meio do poço 7-BFR-7-ESS, produtor de reservatório pré-sal, que apresentou excelente produtividade, conforme esperado.

A P-58 é parte do projeto Norte de Parque das Baleias, que compreende a produção dos campos de Baleia Franca, Cachalote, Jubarte, Baleia Azul e Baleia Anã.

A P-58 está instalada a cerca de 85 km da costa do Espírito Santo, em águas com profundidade de 1.400 metros. A ela serão interligados, nos próximos meses, 15 poços produtores, dos quais oito do pré-sal e sete do pós-sal, e 9 poços injetores, por meio de 250 km de dutos flexíveis e dois manifolds submarinos (equipamentos que transferem o óleo dos poços para a plataforma).

Do tipo FPSO (unidade que produz, armazena e transfere petróleo, na sigla em inglês), a unidade tem capacidade para processar diariamente até 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural.

A exportação de óleo da plataforma será realizada por meio de navios aliviadores e o escoamento de gás natural por gasoduto até a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, localizada no município de Linhares, no Espírito Santo.

A obra gerou cerca de 4.500 empregos diretos, 13.500 indiretos, e alcançou 64% de índice de conteúdo nacional.

A construção dos módulos de processamento de óleo e compressão de gás da plataforma foi feita no Rio de Janeiro. Estes módulos foram transportados para o estaleiro Honório Bicalho, na cidade de Rio Grande - RS, onde ocorreu a construção dos módulos de paineis elétricos e de geração principal de energia, bem como a integração de todos os módulos no casco da plataforma.

Novas plataformas Ainda conforme previsto no Plano de Negócios e Gestão 2014-2018 da Petrobras, três novas plataformas entrarão em operação no segundo trimestre de 2014. Em Roncador, na Bacia de Campos, a plataforma P-62 irá desenvolver o campo em conjunto com as plataformas P-52, P-54 e P-55. Esta última entrou em produção em dezembro de 2013.

No campo de Papa Terra, entrarão em operação a P-61 e a plataforma semissubmersível de apoio à perfuração de poços SS-88 TAD (Tender Assisted Drilling). Essas unidades desenvolverão a produção de Papa-Terra em conjunto com a P-63,  que entrou em produção em novembro de 2013.

Dados da P-58 Capacidade de processamento de óleo: 180 mil barris/dia; Capacidade de tratamento e compressão de gás: 6 milhões m3 /dia; Conteúdo local: 64%; Capacidade de tratamento de água de injeção: 58 mil m³/dia; Capacidade de geração elétrica: 100 MW; Profundidade de água: 1.400 m; Acomodações: 110 pessoas; Peso total da plataforma: 63.300 toneladas.

Clique aqui para ver mapa da região.

Clique aqui para ver foto da P-58.

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras