Loading...

Notícia

Publicado: 20/03/2014 19:43h

Petrobras reafirma em Brasília compromisso em prol da igualdade de gênero e raça

Petrobras reafirma em Brasília compromisso em prol da igualdade de gênero e raça

A Petrobras assinou terça feira (18/3), em Brasília, o termo de compromisso da empresa à 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. A ação, coordenada pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), propõe iniciativas para alcançar a equidade de gênero e raça no mercado de trabalho.

A assinatura do termo teve a presença da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, da ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Barros, do representante da Petrobras, o gerente executivo de Responsabilidade Social, Armando Tripodi, da gerente de Relacionamento Institucional da Liquigás Distribuidora, Eneida Claussen, da gerente de Responsabilidade Social da Petrobras Distribuidora, Camila Freire, da ouvidora da Transpetro, Cláudia Fortes, da gerente executiva de Comunicação e Relações Institucionais da Petrobras Distribuidora, Sylvia Sampaio Lopo, entre outros representantes de instituições públicas e privadas.

Durante o evento, o gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Tripodi, enfatizou que a cada edição são estabelecidas novas metas. "A participação da Petrobras no programa é um incentivo e uma oportunidade para que possamos avaliar os nossos processos internos, tendo em vista a equidade de gênero e raça. Nosso objetivo é avançar continuamente na realização de políticas de valorização da diversidade humana, buscando diminuir desigualdades e gerar mudanças efetivas na companhia", ressaltou Armando Tripodi.

A Petrobras participa do programa desde a primeira edição, em 2005, e por quatro vezes consecutivas conquistou o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça por cumprir com êxito os planos de ação específicos. Para a 5ª edição do programa, o plano da companhia prevê, entre outras ações, a ampliação do número de salas de apoio à amamentação; diagnóstico e adequação de instalações físicas e equipamentos para atender as especificidades da força de trabalho feminina, além de programas de sensibilização e capacitação de gestores sobre gênero, raça/etnia, assédio moral e sexual.

Entre as ações já implementadas da 5ª edição, destacam-se a adoção de licença-paternidade de dez dias consecutivos, a extensão dos benefícios e reembolso de auxílio-creche para os empregados homens, e a ampliação da licença maternidade para além dos 180 dias nos casos de filhos prematuros, no qual o período de internação hospitalar da criança não é computado como período de licença maternidade. Além da Petrobras, Transpetro, Liquigás, Petrobras Distribuidora, outras 84 corporações aderiram à 5ª edição do programa.

Crescimento da participação feminina A Petrobras, que hoje conta com 1.171 mulheres em funções gerenciais, assistiu desde 2003 ao crescimento constante da participação feminina. Em 2003, a companhia empregava 4.406 mulheres, ou 12% do efetivo total da força de trabalho. Em dezembro de 2013, este número subiu para 9.882 mulheres, ou 15,8% do efetivo total. Considerando que o setor de petróleo e gás é historicamente formado por maioria masculina em seus quadros, em dez anos, a taxa de crescimento relativo da força de trabalho feminina foi de 124%. Quanto à diversidade étnico/racial e de gênero, 28,6% das mulheres empregadas na Petrobras se declaram afrodescendentes (pretas e pardas). No conjunto de empregados, homens e mulheres, 33,4% se definem como afrodescendentes.

Fonte: Acessoria de Imprensa Petrobras 

Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras