Loading...

Notícia

Publicado: 14/03/2014 19:38h

Petrobras patrocina competição automobilística de estudantes de engenharia

Petrobras patrocina competição automobilística de estudantes de engenharia

20ª Baja SAE Brasil-Petrobras reúne alunos de 66 universidades do Brasil até 16 de março, em Piracicaba (SP)

Setenta e duas equipes de 18 estados e do Distrito Federal se inscreveram para a 20ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, que começou ontem (13/03) e segue até dia 16, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP). A Petrobras patrocina a competição desde 1997.

As equipes representam 66 instituições de ensino superior do país. Do total de times inscritos 43 são da região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro), 14 da região Nordeste (Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão e Piauí), 11 da região Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul), três da região Centro-Oeste (representando os quatro estados) e uma da região Norte (Pará). São Paulo lidera com 21 equipes inscritas, sendo nove da Grande São Paulo e 12 do interior.

Os carros são projetados e construídos pelos próprios estudantes de engenharia, com orientação de um professor. As equipes são também responsáveis pela organização e viabilidade do protótipo que inclui alocação e administração de recursos financeiros do projeto. O objetivo é colocar à prova esses veículos.

Os bajas passam por avaliações estáticas e dinâmicas, nas quais são realizadas análises do projeto, testes de tração, aceleração, e velocidade máxima. O enduro de resistência, que tem quatro horas de duração e é feito em condições severas, em pista de terra, é a prova mais esperada. As três equipes que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na Baja SAE Rochester, em New York-USA.

Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP (horse power/potência) e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

SAE Brasil

A SAE Brasil - Sociedade de Engenheiros da Mobilidade - é uma associação sem fins lucrativos criada em 1991 para disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial. A organização reúne mais de 4 mil associados em todo o país, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do país. A SAE Brasil é filiada à SAE International, criada nos Estados Unidos há mais de cem anos.

Serviço: 20ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras

Data: de 13 a 16 de março de 2014

Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)

Endereço: Rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP

Fonte: Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras