Loading...

Notícia

Publicado: 04/12/2013 19:22h

Petrobras participa do Fórum da ONU sobre Direitos Humanos, na Suíça

Petrobras participa do Fórum da ONU sobre Direitos Humanos, na Suíça

O gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Tripodi, participou hoje, dia 4 de dezembro, do Fórum sobre Empresas e Direitos Humanos, organizado pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) em Genebra, Suíça. O evento reuniu, entre os dias 2 e 4 de dezembro, grandes corporações na discussão sobre o respeito aos direitos humanos, com base no documento "Proteger, Respeitar e Remediar", lançado pela ONU, em 2011, como guia central para elevar os padrões e práticas sobre direitos humanos por parte do setor empresarial.

A palestra do executivo integrou o Painel Governança Corporativa e os Princípios Orientadores das Nações Unidas, que discutiu os principais sistemas de gestão e controles corporativos em relação ao respeito aos Direitos Humanos. Tripodi falou sobre como a Petrobras expressa seu compromisso com Direitos Humanos em sua Política de Responsabilidade Social, em seu código de ética e em seus valores corporativos.

Um dos exemplos de iniciativas nesta área é o Projeto Integração das Dimensões de Responsabilidade Social em Projetos de Investimento, que prevê a criação e o aperfeiçoamento de orientações e ferramentas para identificar e tratar riscos sociais relacionados a direitos humanos e desenvolvimento local, como povos e comunidades tradicionais, patrimônio cultural, serviços de segurança, práticas de trabalho, remoção e reassentamento.

"Considerar aspectos de responsabilidade social desde as fases de planejamento permite tomar decisões com base em informações mais realistas e fornece uma visão mais abrangente dos riscos envolvidos na sua implantação e a antecipação de ações para tratá-los", ressalta Armando Tripodi. O Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 da Petrobras prevê a implantação de 770 novos projetos de negócio, mais a avaliação de outros 177 projetos.

O executivo também destacou que, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável e a promoção dos direitos humanos, foi lançado no mês passado o Programa Petrobras Socioambiental, através do qual, a companhia pretende investir R$ 1,5 bilhão entre 2014 e 2018.

O Painel sobre Governança Corporativa e os Princípios Orientadores das Nações Unidas também teve como palestrantes o coordenador do Ponto de Contato Nacional da Noruega sobre as Diretrizes para Empresas Multinacionais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Hans Petter Graver; e o diretor executivo da organização internacional Caux Roundtable, no Japão, Hiroshi Ishida.

O fórum contou com 1.700 participantes, entre eles, representantes de governo, empresas, organizações da sociedade civil, academia e outros. A Petrobras também participou, com a presença Armando Tripodi, do Primeiro Fórum Anual sobre Empresas e Direitos Humanos, realizado em dezembro do ano passado, na sede da ONU, em Genebra, e do Primeiro Fórum Regional sobre Direitos Humanos e Empresas, em Medellín, na Colômbia, em agosto deste ano.

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312 Plantão: 55 (21) 9921-1048 e 9985-9623 Fax: 55 (21) 3224-3251 imprensa@petrobras.com.br

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras