Loading...

Notícia

Publicado: 01/09/2021 13:45h

Petrobras lança novo programa de voluntariado corporativo

Petrobras lança novo programa de voluntariado corporativo
Plataforma virtual irá reunir oportunidades de trabalho voluntário oferecidas por projetos socioambientais apoiados pela Petrobras

A Petrobras lançou, nessa semana, um novo programa de voluntariado corporativo com o objetivo de promover e incentivar a participação de seus empregados e aposentados em atividades voluntárias com foco em causas sociais e ambientais. O programa terá como novidade a utilização de uma plataforma virtual, que irá reunir oportunidades de trabalho voluntário oferecidas por projetos apoiados pela Petrobras, e também irá prever o abono de horas para ações de empregados que forem realizadas durante a jornada de trabalho.

Poderão ser abonadas até 16 horas anuais por empregado, com exceção dos que atuam em regime especial. Além disso, os cerca de 54 mil aposentados da Petrobras também terão acesso às oportunidades oferecidas na plataforma e todos os 39 mil empregados poderão se inscrever em ações fora de seu horário de trabalho. Com isso, o programa tem o potencial de disponibilizar milhares de horas por ano para ações voluntárias em prol da sociedade. “A Petrobras tem um corpo técnico de excelência, qualificado e comprometido. Por meio do programa de voluntariado corporativo, incentivamos que os empregados e aposentados dediquem tempo e conhecimento a causas sociais e ambientais, participando de atividades voluntárias com foco no exercício da cidadania e da solidariedade. Essa iniciativa contribui para o nosso objetivo de deixar um legado positivo nas comunidades onde atuamos”, explica a gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Olinta Cardoso.

A plataforma digital irá reunir oportunidades de participação em ações voluntárias promovidas por cerca de 60 projetos socioambientais apoiados pela Petrobras, em todo o país, e por ações corporativas com envolvimento de outros parceiros. Também irá facilitar a comunicação e a articulação entre os voluntários, aos moldes de uma rede social, e permitir que os participantes realizem a gestão da sua atuação no programa. Neste início, as oportunidades oferecidas não serão presenciais em função da pandemia.

A Petrobras busca gerar impactos positivos para a sociedade e contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atua. Desde 2003, a companhia desenvolve projetos e atividades de voluntariado, com ajustes em seu formato ao longo dos anos. Em 2018, pesquisa com empregados apontou que cerca de 70% deles demonstraram interesse em participar de um programa de voluntariado corporativo. Nos anos seguintes, a companhia promoveu diversas ações em caráter piloto para planejar a nova formatação do programa corporativo e adaptou o modelo em função da pandemia e o distanciamento social.

Benefícios

Sensível às demandas da sociedade, a Petrobras entende que a participação de seus empregados e aposentados em atividades voluntárias em prol da sociedade proporcionará ganhos para as comunidades, para os voluntários e para a companhia. Do lado social, os projetos desenvolvem ações que resultam em melhoria da qualidade de vida, colaborando para a construção de uma sociedade mais justa e a proteção ao meio ambiente. Do ponto de vista do negócio, o programa de voluntariado corporativo contribui para estreitar o relacionamento e apoiar o desenvolvimento das comunidades em que a companhia atua. Já os voluntários desenvolvem um maior sentimento de realização pessoal ao se engajarem em iniciativas que efetivamente podem transformar realidades. É uma oportunidade de desenvolver competências, trabalhar proativamente e em equipe, conhecer e refletir sobre diferentes contextos sociais e consolidar valores éticos e de cidadania.

Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras