Notícias - Petrobras

Publicado 29/08/2019

Petrobras elege novo Diretor de Governança e Conformidade

Petrobras elege novo Diretor de Governança e Conformidade

O Conselho de Administração da Petrobras, em reunião realizada hoje (28/8), elegeu Marcelo Barbosa de Castro Zenkner para o cargo de Diretor Executivo de Governança e Conformidade.

Marcelo Zenkner é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Doutor em Direito Público, pela Universidade Nova de Lisboa (FDUNL).

Atuou como Promotor de Justiça membro do Ministério Público do Estado do Espirito Santo no período de 1997 a janeiro de 2019, onde ocupou várias funções no combate à corrupção e ao crime organizado. Até abril de 2016, ocupou o cargo de Secretário de Estado de Controle e Transparência do Estado do Espírito Santo, o primeiro estado do Brasil a criar uma estrutura administrativa e a aplicar sanções administrativas com base na Lei Anticorrupção Empresarial e premiado pela Controladoria-Geral da União com o primeiro lugar no cumprimento das regras da Lei de Acesso à Informação (2015) e pelo Ministério Público Federal com o primeiro lugar no ranking dos melhores portais de transparência no Brasil (2015).

Desde fevereiro de 2019, ocupa o cargo de Consultor da Presidência e membro do Comitê de Medidas Disciplinares da Petrobras, órgão integrante do Sistema de Integridade da companhia e ligado diretamente ao Conselho de Administração.

Marcelo Zenkner é professor associado da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), além de executar atividades acadêmicas em outras instituições estrangeiras e locais, incluindo a Universidade Nova de Lisboa (FDUNL) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), dentre outras. Possui diversos livros publicados e recebeu premiações como “Top of Mind 2016” - Public Authority pela LEC - Legal, Ethics and Compliance.

A indicação do Diretor foi objeto de prévia análise pelo Comitê de Pessoas do Conselho de Administração da Petrobras.



Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras