Loading...

Notícia

Publicado: 17/01/2015 15:42h

Petrobras economiza nas refinarias energia que abasteceria cidade com 630 mil habitantes por um ano

Petrobras economiza nas refinarias energia que abasteceria cidade com 630 mil habitantes por um ano

A Petrobras vem adotando em suas refinarias, ao longo dos anos, ações que buscam a melhora da eficiência energética das unidades. Em cinco anos, apesar do aumento da complexidade de suas refinarias para atendimento às novas especificações de qualidade dos combustíveis, essas iniciativas resultaram em uma economia de energia que representa hoje aproximadamente 2,5 milhões de barris de óleo equivalente por ano, ou 15 mil terajoules no ano (TJ/a), o que equivale à energia elétrica suficiente para abastecer, durante um ano, uma cidade brasileira com média de 630 mil habitantes.

O resultado representa uma redução da intensidade energética das operações de refino da Petrobras em aproximadamente 5,2%, com uma diminuição estimada na emissão de CO2 (gás carbônico) da ordem de 3 mil toneladas por dia. Associado a ganhos financeiros, o esforço de otimização energética nas refinarias da Petrobras impacta positivamente o meio ambiente, pois representa a principal forma de ação para redução de emissões de gases de efeito estufa.

Dentre as principais ações, destacam-se otimizações do sistema de geração e distribuição de energia elétrica e vapor, melhoria do desempenho energético dos diversos sistemas consumidores de energia, como fornos e caldeiras, e apuração e implementação de oportunidades operacionais e de investimentos em eficiência energética.

Essas ações demonstram o empenho da Petrobras na redução de custos e na melhoria contínua do desempenho energético de suas operações, reforçando o seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental.

Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras