Loading...

Notícia

Publicado: 20/08/2014 20:29h

Petrobras e Senai/ES inauguram novo módulo de capacitação profissional em São Mateus

Petrobras e Senai/ES inauguram novo módulo de capacitação profissional em São Mateus

Módulo de treinamento é voltado para profissionais que trabalham em sondas de perfuração em poços de petróleo A Petrobras e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai/ES, inauguram hoje (14/08) o Módulo de Treinamento de Trabalho em Altura, instalado no Centro Integrado Sesi/Senai em São Mateus - ES.

O módulo faz parte do Centro de Capacitação Profissional para Operação de Sondas (CCPS), criado a partir de um convênio firmado entre a Petrobras e o Senai/ES, em 2009. O objetivo é atender a demanda por formação de mão de obra em atividade de construção de poços na indústria de petróleo.

No centro de capacitação há uma minissonda com estrutura similar ao de uma sonda de perfuração terrestre. Os alunos trabalham com equipamentos e ferramentas reais, onde podem praticar os processos realizados numa sonda normal.

O Módulo de Treinamento em Altura será usado prioritariamente para capacitar torristas e profissionais que trabalham em sondas de perfuração ou de intervenção em poços de petróleo. Destina-se também a treinamento em altura no resgate em caso de emergência. No futuro, poderá ser empregado no treinamento de eletricistas e mecânicos de sonda, profissionais que também precisam desenvolver suas atividades em alturas elevadas.

No módulo há uma plataforma de operação instalada a nove metros de altura e, em cima desta plataforma, foi instalada uma estrutura para suportar os perfis de ancoragem de equipamentos contra quedas, assistentes de subida, descida e resgate, totalizando 13 metros.

Histórico A Petrobras já instalou Centros de Capacitação semelhantes nas cidades de Lauro de Freitas (Senai/BA), Aracaju (Senai/SE) e Mossoró (Senai/RN e IFRN). Até agora, em torno de dez mil pessoas foram capacitadas nos referidos Centros.

Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras