Loading...

Notícia

Publicado: 17/03/2015 12:00h

Petrobras Distribuidora lança Programa Transporte Eco eficiente

Petrobras Distribuidora lança Programa Transporte Eco eficiente
Iniciativas em várias frentes evitarão o consumo de 174 milhões de litros de combustíveis e emissões de gases do efeito estufa em operações de transporte em todo o País até 2022 

A Petrobras Distribuidora deixará de consumir 174 milhões de litros de combustíveis, ou de emitir 464 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2), em operações de transporte pela frota a seu serviço, em todo o País, até 2022. Esses números, que equivalem aos patamares registrados no ano de 2012 pela empresa, fazem parte das metas do Programa Transporte Ecoeficiente, lançado pela companhia hoje (16/03), Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.

Durante dois anos em que o programa esteve em fase piloto, a Petrobras Distribuidora identificou ações em vários eixos para acompanhar, quantificar e reduzir os índices de consumo e emissões, como a renovação progressiva de caminhões-tanque, a utilização de modais de menor consumo energético, a otimização da logística e o treinamento de motoristas.

Nos aeroportos operados pela companhia, por exemplo, estão sendo instalados dutos (hidrantes) que substituirão parte dos caminhões abastecedores por equipamentos denominados servidores, reduzindo em 30% o consumo de combustível nas operações de atendimento às aeronaves.

A substituição do transporte rodoviário por outros modais (ferrovias, hidrovias e dutos) também mereceu atenção. E o uso de caminhões-tanque com tecnologia Euro V e maior capacidade de transporte, trafegando através de roteiros melhor otimizados – já implantados em 70% dos terminais e bases da BR – permitiram alcançar, já no fim de 2014, uma redução de cerca de 15% no consumo de combustível e de emissões atmosféricas na movimentação de produtos sob gestão da companhia, em comparação a 2012. No evento desta segunda-feira, o diretor de Operações e Logística da Petrobras Distribuidora, Vilson Reichemback da Silva, destacou a importância do Programa Transporte Ecoeficiente: “A implantação integral desta iniciativa permitirá otimizar os recursos disponíveis na empresa, com o aumento da eficiência energética nos transportes, corroborando o compromisso do Sistema Petrobras com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental”, explicou. Mais informações sobre o programa lançado pela Petrobras Distribuidora estão disponíveis em www.br.com.br/transporteecoeficiente. Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras