Notícias - Petrobras

Publicado 09/05/2018

Petrobras Distribuidora e governo do Espírito Santo assinam acordo para criação de nova empresa de distribuição de gás

Petrobras Distribuidora e governo do Espírito Santo assinam acordo para criação de nova empresa de distribuição de gás

O Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora aprovou, em reunião realizada em  7 de maio a assinatura de um instrumento de acordo condicional com o governo do estado do Espírito Santo para a criação de uma nova empresa - sociedade de economia mista, com controle do estado e participação da BR - responsável pela distribuição de gás natural canalizado naquele estado.

“Conseguimos chegar a uma solução vantajosa para a população do Espírito Santo, para o governo e para a BR. O surgimento da nova empresa vai possibilitar ganhos com a regulação mais moderna que a nova concessão trará, com o prazo previsto de 25 anos. De nossa parte, o acordo possibilitará ainda o cumprimento das metas estabelecidas no nosso Plano Estratégico”, afirma o diretor executivo de Mercado Consumidor da Petrobras Distribuidora, Gustavo Couto.

A proposta de acordo ainda será submetida ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (NUPEMEC), órgão integrante da estrutura do Tribunal de Justiça do Estado do ES. A nova empresa precisará ser aprovada também na Assembleia Legislativa, em lei específica que autoriza a criação da estatal.

Histórico

A Petrobras Distribuidora tem importante contribuição para o desenvolvimento do estado do Espírito Santo, implantando a rede de distribuição de gás canalizado que possibilitou a instalação e operação de diversas indústrias e estabelecimentos comerciais.

São mais de 450 quilômetros de dutos, em 13 municípios capixabas (Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Itapemirim, Linhares, São Mateus, Serra, Sooretama, Viana, Vila Velha e Vitória). No total, são atendidos 50 mil usuários, nos segmentos industrial, comercial, residencial, postos e uma central térmica.

Mais informações estão disponíveis em www.br.com.br/ri.



Fonte: Agência Petrobras