Notícias - Petrobras

Publicado 03/10/2019

Petrobras celebra 66 anos de fundação com novidades em seu edifício-sede

Petrobras celebra 66 anos de fundação com novidades em seu edifício-sede

Edise ganha novos letreiros com logomarca da empresa. Aniversário é comemorado no dia 3 de outubro

A Petrobras completa, nesta semana, no próximo dia 3 de outubro, 66 anos de história. Para celebrar a data, o edifício-sede (Edise) da companhia, no Centro do Rio de Janeiro, inaugurado há 45 anos, ganhou uma repaginada no visual. Um dos ícones da arquitetura carioca, o Edise passa a ter novos letreiros com a logomarca da Petrobras colorida e iluminada.

Além da fachada, a parte interna do prédio também passa por mudanças. Os 17 jardins suspensos, projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx, foram revitalizados e espécies que faziam parte da vegetação original foram replantadas. Outra novidade é a instalação de video walls no térreo, onde serão exibidos conteúdos e informações sobre a companhia. Futuramente, a Petrobras planeja a abertura, para o público em geral, de espaços no Edise dedicados a exposições sobre tecnologia e inovação. 

A Petrobras foi fundada em 1953, pelo então presidente da república, Getúlio Vargas. Ao longo de seus 66 anos, a companhia desenvolveu tecnologias para exploração e produção em águas profundas, que permitiram a descoberta de petróleo na camada pré-sal, em profundidades que chegam a 8 mil metros. A Petrobras também comemora seu aniversário planejando o futuro com uma nova visão voltada para aumentar sua competitividade e garantir sua sustentabilidade.  

Nova Petrobras

Na última semana, a Petrobras divulgou uma nova visão: ser a melhor empresa de energia, com foco em óleo e gás, na geração de valor para o acionista, com segurança, respeito às pessoas e ao meio ambiente. A companhia também apresentou seus novos posicionamentos estratégicos, com foco em exploração e produção de petróleo em águas profundas, e com destaque para a transformação digital como uma poderosa alavanca para ganhos de produtividade e redução de custos. 

45 anos do Edise
 
Considerado um marco da arquitetura no Brasil, o Edise começou a ser construído em setembro de 1969, após a abertura de um concurso público para a escolha do projeto arquitetônico, que contou com mais de 200 inscritos. Seis jovens de Curitiba, Paraná, venceram o certame e assinaram o projeto. A obra foi concluída no ano de 1974. A arquitetura pós-moderna, integrada à paisagem no entorno, destaca-se pela variação de formato dos andares, o que permite maior iluminação do espaço interno e a circulação de ar. A cada três ou quatro andares, há áreas abertas com jardins assinados pelo paisagista Burle Marx.

Foto: Flávio Emanuel - Agência Petrobras



Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras