Loading...

Notícia

Publicado: 03/09/2021 14:26h

Petrobras alcança a primeira posição em ranking de transparência da Controladoria Geral da União (CGU)

Petrobras alcança a primeira posição em ranking de transparência da Controladoria Geral da União (CGU)
Portal da Transparência da companhia recebeu a nota máxima em avaliação da CGU, ao atender a 100% dos requisitos definidos pelo órgão de controle
 
A Petrobras alcançou o 1º lugar no ranking de transparência ativa (divulgação de informações de forma espontânea, independente de requisição) entre todos os 306 órgãos ou entidades federais avaliadas anualmente pela CGU. Esse resultado se deve ao Portal da Transparência da companhia, que obteve nota máxima na avaliação da Controladoria-Geral da União (CGU), atendendo a 100% dos requisitos definidos pelo órgão de controle.
 
A avaliação média das sociedades de economia mista vinculadas ao Governo Federal é de cerca de 50% de atendimento e a de todos os demais órgãos é de cerca de 61 %. A Petrobras alcançou 100% de atendimento junto com outras 16 instituições. “Essa marca, além de fortalecer nossa credibilidade junto ao mercado e aos órgãos de controle, guiada pelo compromisso com a ética e a transparência em nossos negócios, tem impacto direto na rotina da companhia, diminuindo a demanda de transparência passiva (pedidos de acesso à informação com fundamento na Lei de Acesso à Informação) e gerando uma economia substancial de tempo e recursos”, avalia o ouvidor-geral da Petrobras, Mário Spinelli.

A Lei de Acesso à Informação (LAI) estabelece que qualquer cidadão pode solicitar informações a órgãos e empresas públicas do Poder Executivo Federal, sendo o sigilo a exceção. Desde que a lei foi sancionada, em 2011, a companhia recebeu mais de 20 mil pedidos de acesso à informação.

O reconhecimento da CGU reafirma o compromisso da Petrobras com a ética e a transparência, valores inegociáveis para a companhia. A posição de liderança no ranking é mais um reconhecimento dos órgãos de controle dos avanços em governança e conformidade alcançados pela Petrobras, o que também vem sendo reconhecido pelo mercado.
 
O ranking e os resultados podem ser vistos no endereço: http://paineis.cgu.gov.br/lai/index.htm.

Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras