Loading...

Notícia

Publicado: 01/12/2018 01:00h

Patinete Petrobras: Petrobras Distribuidora patrocina projeto de micromobilidade no Rio de Janeiro

Patinete Petrobras: Petrobras Distribuidora patrocina projeto de micromobilidade no Rio de Janeiro

Veículos elétricos estarão disponíveis para locação na orla da cidade a partir de 03/12

No maior projeto do tipo no Brasil, uma parceria entre a Petrobras Distribuidora e a Tembici – líder em compartilhamento de bicicletas na América Latina - vai disponibilizar um sistema de locação de patinetes elétricos na cidade do Rio de Janeiro, a partir do próximo dia 03/12, iniciativa que promove a micromobilidade urbana. De início, serão cem Patinetes Petrobras disponíveis em cinco pontos na orla da Zona Sul, mas até o fim de janeiro 500 modelos já estarão disponíveis em 25 estações identificadas visualmente, e localizáveis num aplicativo específico, algumas delas em postos Petrobras. O novo serviço estará integrado também com o programa de fidelidade Petrobras Premmia: a partir do início do ano, o participante poderá trocar pontos por locações.

"Por meio de seus negócios, a BR busca promover impacto positivo sobre a mobilidade das pessoas. O Patinete Petrobras configura uma alternativa inovadora, um modal complementar sustentável que oferece conveniência no caminho do carioca", explica Gustavo Ferro, gerente executivo de Comunicação, Marcas e Sustentabilidade da Petrobras Distribuidora.

“Patinetes elétricos são uma tendência. Nós acreditamos que o potencial é grande, por isso resolvemos iniciar já com muitas unidades”, conta Tomás Martins, CEO da Tembici, que tem no Rio de Janeiro sua maior operação com bicicletas compartilhadas no país.

O fato de ser elétrico e sua extrema agilidade fazem do Patinete Petrobras uma opção para pessoas que querem se locomover de forma mais rápida, sem esforço físico. Os modelos têm diferenciais exclusivos, como velocímetro digital, guidão mais largo e prancha de pé maior, para garantir estabilidade. A velocidade é limitada eletronicamente a 15 km/h, por segurança; possuem freio traseiro a disco e são rastreados por GPS.

Nos três primeiros meses, o sistema contará com 60 promotores, que ficarão nas estações instruindo os usuários. Além disso, o aplicativo de celular terá um tutorial e serão feitas campanhas nas redes sociais reforçando segurança e responsabilidade. As principais dicas de segurança são:

- Recomendamos o uso do capacete, disponíveis nas estações.
- O Patinete Elétrico deve ser dirigido com as duas mãos no guidão
- Não é recomendável dirigir com mochilas e bolsas no guidão
- O preferencial é o trânsito pela ciclovia e ciclofaixa
- Usar o celular só quando o patinete estiver parado
- Somente 1 pessoa pode usar o patinete elétrico por vez
- A carga máxima é de 110 kg
- O uso é permitido apenas para pessoas maiores de 18 anos
- Não usar em áreas com solo de areia, lama, ou propriedades privadas

Assim como funciona no sistema de bicicletas compartilhadas já existente no Rio, para cadastro e uso do aplicativo do Patinete Petrobras será necessária a inclusão de um cartão de crédito válido. Até o fim de dezembro, os primeiros 15 minutos de locação serão gratuitos. Passado esse limite, o valor será de R$ 4 a cada 15 minutos. O horário de funcionamento das estações será das 08h às 20h, diariamente, com última devolução tendo que acontecer até este horário.

Petrobras Distribuidora - Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e lubrificantes, com mais de 8.000 postos de serviço com sua bandeira, a BR atua também com as franquias de conveniência BR Mania e Lubrax+. No mercado B2B, seu portifólio inclui aproximadamente 14.000 grandes clientes, em segmentos como aviação, asfaltos, transporte, produtos químicos, supply house e energia. Seu programa de fidelidade Petrobras Premmia é um dos maiores do Brasil, com mais de 12 milhões de participantes. E a Petrobras Distribuidora integra o movimento #MoveTheCity, que promove o Waze Carpool – plataforma colaborativa de transporte.

Tembici - É a empresa líder no mercado de bicicletas compartilhadas na América Latina. Responsável pelo planejamento, implantação e operação de sistemas em 16 cidades no Brasil, além de Chile e Argentina.  A empresa também desenvolve projetos de infraestrutura e gestão de estacionamentos de bicicletas e ciclofaixas, totalizando 34 projetos que fazem parte do cotidiano de 3,5 milhões de usuário de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, entre outras. Atualmente, a startup conta com mais de 500 colaboradores que cuidam para que as mais de 1 milhão de viagens  por mês sejam uma experiência excelente de transporte pelas cidades.


Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras