Loading...

Notícia

Publicado: 23/01/2014 20:01h

Mostra de Cinema de Tiradentes exibirá 29 longa-metragens

Mostra de Cinema de Tiradentes exibirá 29 longa-metragens

Festival em Minas Gerais conta com o patrocínio da Petrobras há 13 edições

Considerada a maior plataforma de lançamento do cinema nacional, a Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, chega à sua 17ª edição - há 13 anos a Petrobras patrocina o evento. Entre 24 de janeiro e 1º de fevereiro, serão exibidos 29 longas-metragens, distribuídos em sete mostras conceituais em três espaços de exibição na histórica cidade mineira. Cinco desses filmes foram patrocinados pela Petrobras: "Meu pé de laranja lima", "O homem das multidões", "Brichos", "Tainá" e "Os amigos".

A sessão de abertura será com o inédito "Quando Eu Era Vivo", de Marco Dutra. No encerramento, serão exibidos dois filmes convidados pela curadoria: o curta-metragem "Linguagem", de Luiz Rosemberg Filho, e o média "Já Visto, Jamais Visto", de Andrea Tonacci. O evento também terá oficinas, debates, seminário, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance, encontros e diálogos, atrações artísticas para um público estimado em mais de 35 mil pessoas. Toda a programação é gratuita.

Na seleção geral estão filmes cariocas, paulistas e mineiros, além de produções de Bahia, Paraíba, Pernambuco e Paraná. A Mostra Autorias exibe nesta edição duas pré-estreias: "Exilados do Vulcão", primeiro longa-metragem de ficção de Paula Gaitán - vencedor da categoria de melhor filme e som no Festival de Brasília 2013 - e "Passarinho Lá de Nova Iorque", em pré-estreia nacional, do carioca Murilo Salles. A mostra traz ainda "O Homem das Multidões", parceria do mineiro Cao Guimarães com o pernambucano Marcelo Gomes, que ganhou o troféu de melhor direção no Festival do Rio.

O evento ainda terá outras seis mostras. A Mostra Transições é dedicada a diretores em início de carreira com olhar original. A Mostra Sui Generis, criada na Mostra de Tiradentes no ano passado, contempla propostas de estilo próprio, fugindo do senso comum. A Mostra Praça deste ano inclui produções aguardadas pelo público, como o documentário "Cidade de Deus - 10 Anos Depois", de Cavi Borges e Luciano Vidigal, que investiga o destino dos atores do aclamado filme de Fernando Meirelles uma década após seu lançamento.

A Mostra Aurora tem sete longas-metragens inéditos e disputam o Júri da Crítica, o Júri Jovem e o Prêmio Itamaraty. A Mostra Homenagem tem dois longas inéditos, em homenagem ao ator Marat Descartes: "Quando Eu Era Vivo", de Marco Dutra, na abertura, e "Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa", de Gustavo Galvão. Mantendo a tradição de exibir filmes para o público infantil, a Mostrinha deste ano contará com dez produções. A programação completa do evento está disponível no site www.mostratiradentes.com.br.

Petrobras Cultural

O programa apoia a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações, abrangendo a sua criação, produção, difusão, preservação e assimilação. Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, o Petrobras Cultural contribui para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e consumo dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural brasileira. As seleções públicas do programa já destinaram, desde 2003, R$ 380,7 milhões e contemplaram mais de 1400 projetos em todas as regiões do país, valorizando a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional.

Serviço: 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes Data: 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2014 Locais: São três espaços de exibição: o Cine BNDES na Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de mil espectadores); o Complexo de Tendas, que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 700 lugares), e o Cine-Teatro (com plateia de 150 lugares), que funciona no Sesi Tiradentes - Centro Cultural Yves Alves - sede do evento. Entrada: gratuita

Fonte: Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312 imprensa@petrobras.com.br

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras