Loading...

Notícia

Publicado: 23/02/2019 19:12h

Instituto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras, abre espaço de visitação visando educação ambiental em Vitória (ES)

Instituto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras, abre espaço de visitação visando educação ambiental em Vitória (ES)

O Instituto Baleia Jubarte, com 30 anos de existência e patrocinado pela Petrobras há 22 anos, inaugurou nesta quinta-feira (21) o Espaço Baleia Jubarte - Vitória, destinado a educação, pesquisa e turismo voltados para a presença das baleias no Espírito Santo.

Os visitantes poderão percorrer a exposição sobre as baleias, seu ambiente e modo de vida, e conhecer mais sobre a importância ecológica e mesmo econômica (com o turismo de observação) das jubartes, com o auxílio de monitores do projeto. O espaço, localizado na Praça do Papa, está aberto à visitação de terça a domingo, das 9 às 18 horas, e também abrigará exposições temporárias de arte e outras manifestações culturais.

Este é o segundo espaço do gênero no país - o primeiro está localizado na Bahia, estado onde nasceu o projeto. A abertura do Espaço Baleia Jubarte - Vitória acompanha o crescimento do registro da ocorrência desses cetáceos no Espírito Santo, o que foi possível graças às ações de conscientização e preservação promovidas pelo Projeto Baleia Jubarte. O estado também tem grande relevância para as operações da Petrobras, sendo um dos maiores produtores de óleo e gás no Brasil.

“Ciência, pesquisa e educação são temas de grande importância para a Petrobras, e o Projeto Baleia Jubarte trabalha e desenvolve todas essas frentes”, destaca Katia Christina Ferreira, gerente de Programas Ambientais da Petrobras. “O novo Espaço Baleia Jubarte contribui para a aproximação da sociedade e o aumento do conhecimento sobre o meio ambiente marinho. Estamos felizes pela oportunidade de promover esse legado para a sociedade capixaba.”

Serviço
Espaço Baleia Jubarte - Vitória

Endereço: Praça do Papa (próximo à Cruz Reverente) – Enseada do Suá, Vitória (ES)
Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 18h

Rede Biomar

O Projeto Baleia Jubarte integra a carteira de investimentos da companhia no âmbito do Programa Petrobras Socioambiental, e atua nos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Sergipe. O projeto integra também a Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha (Rede Biomar), grupo composto também pelos Projetos Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar, todos patrocinados por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Juntos, esses projetos atuam em diferentes frentes e são um símbolo da atuação da Petrobras na conservação marinha no Brasil.

Os projetos da Rede Biomar constituem fonte permanente de geração de conhecimento ambiental, divulgados e disponibilizados em artigos técnicos e científicos. O projeto Baleia Jubarte também nos auxilia, entre outras ações e informações, com o suporte direto e indireto a ocorrências de encalhe de baleias em áreas de influência da companhia.


Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras