Loading...

Notícia

Publicado: 24/03/2014 19:47h

Dia Mundial da Água: Petrobras economizou mais de 24 bilhões de litros desse recurso natural em 2013

Dia Mundial da Água: Petrobras economizou mais de 24 bilhões de litros desse recurso natural em 2013

Volume dá pra abastecer uma cidade de 600 mil habitantes por um ano A Petrobras tem buscado conjugar o sucesso nos negócios com o desenvolvimento sustentável, com ações como o uso racional e eficiente da água. Em 2013, o volume de água reusada pela Petrobras superou 24 bilhões de litros, quantidade suficiente para suprir 11% das atividades da Companhia e abastecer uma cidade de cerca de 600 mil habitantes por um ano. O volume é quase 3% superior em relação ao ano anterior, quando foram reutilizados 23,5 bilhões de litros.

De modo a identificar as unidades prioritárias para aplicação de medidas de racionalização do uso de água e colaborar para o planejamento de novos empreendimentos, a Petrobras realiza estudos de avaliação de disponibilidade hídrica em bacias hidrográficas onde estão localizadas suas instalações. Em 2013, estudos dessa natureza foram concluídos para unidades que, em conjunto, respondem por cerca de 60% do total da água doce captada pela Companhia.

Reuso de água nas operações Em julho de 2012, o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) iniciou a operação da Estação de Tratamento e Reuso de Água (ETRA), responsável pelo tratamento dos esgotos sanitários e industriais de todo o complexo Cenpes. Em um ano e meio de funcionamento, a Estação trouxe ganhos, como o aproveitamento da água de reuso gerada - 280 milhões de litros. A economia foi equivalente a R$ 8,3 milhões em tratamento de esgoto e em fornecimento de água pelo sistema público.

Além da ETRA, o sistema de captação da água da chuva de telhados e pisos para a utilização em bacias sanitárias e irrigação contribui, adicionalmente, para a economia anual de cerca de R$ 2,5 milhões.

Das 13 unidades de refino da Petrobras no Brasil, três dispõem de planta de reaproveitamento de efluente final: Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais; Refinaria Getúlio Vargas (Repar), no Paraná; e Refinaria Henrique Lage (Revap), no Vale do Paraíba (SP). Um dos processos pioneiros no mundo para reúso de efluentes é realizado na Regap.

Patrocínio a projetos em todo o País

Além de ações voltadas para o uso racional de água em suas operações, a Companhia patrocina diversos projetos socioambientais com foco na preservação dos recursos hídricos. Essa é uma das sete linhas de atuação do Programa Petrobras Socioambiental e compreende iniciativas que buscam garantir a sustentabilidade do uso da água e apresentam contribuições para a conservação desse recurso natural, como a recuperação e a preservação de nascentes e plantio de matas ciliares.

Entre as iniciativas patrocinadas está o projeto Rio Mamanguape, realizado na região do semiárido da Paraíba pela Cooperativa de Projetos Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste (Coopacne). A organização envolve comunidades locais em ações de conservação e preservação ambiental das nascentes do Rio Mamanguape, o principal rio de água doce do estado. A ideia de construir tanques de pedra para armazenar água da chuva se tornou a principal fonte de abastecimento de água para cerca de 30 mil moradores das regiões do entorno.

Outro exemplo é o projeto Tecendo Águas, do Instituto Supereco de Integração Ambiental e Desenvolvimento da Criança. O seu objetivo é atuar na recuperação da qualidade dos recursos hídricos do Sistema de Abastecimento Porto Novo, localizado no município de São Sebastião, no litoral norte do Estado de São Paulo, e Sistema São Francisco, no corredor de biodiversidade da Serra do Mar. Por meio do projeto, pretende-se contribuir em solucionar as necessidades emergenciais de recuperação e conservação dos recursos hídricos da região.

Fonte: Acessoria de Imprensa Petrobras

Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras