Loading...

Notícia

Publicado: 12/10/2019 00:00h

Dia das Crianças com ações de meio ambiente patrocinadas pelo Petrobras

Dia das Crianças com ações de meio ambiente patrocinadas pelo Petrobras

Alunos de quatro a 11 anos de escola municipal de Domingos Martins, participaram de plantio simbólico de mudas da Mata Atlântica

O Dia das Crianças foi de pura diversão, com plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, em Domingos Martins, na comunidade rural de Tijuco Preto, nesta sexta-feira (11). Mais de 50 crianças da Escola Municipal Unidocente Fazenda Alberto Bringer, de quatro a 11 anos, junto dos professores e equipe de educação do Município plantaram mudas no terreno da própria escola. A ação faz parte do projeto Uruçu Capixaba, promovido pelo Ibramar, com patrocínio da Petrobras.

De acordo com o engenheiro florestal, Guilherme Diniz esse tipo de ação é recorrente com as crianças e uma forma de conscientizar os pequenos para cuidar do meio ambiente. “Trabalhamos com palestras dentro das escolas, mostrando a importância da preservação das abelhas da espécie Melipona Capixaba, que são aquelas sem ferrão, e os cuidados com o meio ambiente”, explicou.

Para as crianças a presença do engenheiro é uma oportunidade de tirarem dúvidas sobre o crescimento, o plantio, se as mudas serão árvores grandes, darão sombra, um verdadeiro misto de curiosidade e felicidade.

"Eu plantei um ipê roxo, vai crescer muito! As árvores são importantes para dar sombra e frutas. Lá na minha casa tem jabuticaba, laranja, e maçã", contou a pequena aluna Jamily Kailaschi Mitilamp, de sete anos.

Quem também plantou uma muda de ipê, foi o Victor Marciel Hammer, que está na quarta série. "É legal plantar árvores  porque elas dão oxigênio para nós, dão sombra e frutas, elas são importantes para a gente", disse o garoto de 10 anos.

Projeto Uruçu Capixaba promove o reflorestamento de áreas de Mata Atlântica em Domingos Martins, com o plantio de mudas de espécies originais do bioma, como cedro-rosa, jacarandá-da-bahia, palmito-juçara, braúna e pau-brasil e também árvores frutíferas.

"Atividades como essas, relacionadas ao meio ambiente, são muito boas para nós,  mesmo sendo comum para eles o plantio, a lavoura, eles se sentem muito importantes em ajudar, ficam felizes quando o engenheiro florestal Guilherme vem dar palestra. Também gostam de ver o crescimento das árvores, é muito marcante para elas tudo isso", explicou a professora do primeiro e terceiro ano, Gabriela Cristhina Borghardt.

O Projeto Uruçu Capixaba tem como objetivo proporcionar medidas integradas de restauração florestal que irão permitir estratégias de conservação e repovoação das abelhas nativas, com destaque para a Melipona Capixaba. Essa espécie de abelha sem ferrão, endêmica da Mata Atlântica na região serrana do Espírito Santo, é popularmente conhecida como “uruçu negra”, “uruçu preta” ou “uruçu-capixaba”. Considerada uma excelente polinizadora, a espécie é a única abelha social incluída na Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. O nome comum uruçu vem do idioma tupi “eiru su”, que na língua indígena significa “grande abelha”


Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras